Meu Malvado Favorito 4 (“Despicable Me 4”)

Para quem acha que é só a Disney que costuma espremer suas franquias sem dó nem piedade ligando o “dane-se” para o espectador, eis que a Illumination Studios lança a quarta parte da franquia “Meu Malvado Favorito” sem mais nada o que contar, amontoando historinhas tolas e batidas.

A história mestra é a seguinte: após prender um vilão que jura vingança e escapa da prisão, Gru e sua família precisam se esconder numa cidadezinha sob identidades falsas, onde devem agir como pessoas normais, causando muita confusão.

Mentira: quase não causam confusão, com exceção de uma cena. Isso porque há uma série de subtramas que praticamente não deixam a trama principal respirar.

Todas muito superficiais: há a vizinha adolescente vilã que quer ajuda de Gru para um grande roubo; há os Mega Minions que entram mudos e saem calados, e mais uma série de pequenas sequencias que tem um fiapo de comunicação com o todo e meio que ficam enchendo a linguiça, esticando a narrativa para culminar num clímax chato com um vilão chato e um dilema envolvendo o novo bebê Gru Junior que também é chato.

Aliás, tudo o que fez a franquia “Meu Malvado Favorito” ser carismática e um sucesso, aqui não aparece. É como se apenas aproveitassem os personagens sem contabilizar sua história ou jornada emocional para aproveitar e assim “ganhar” o público. Assim, os personagens apenas atuam como se fossem outros personagens.

Meu Malvado Favorito 4” é um péssimo caça-níqueis que no máximo conta com algumas poucas cenas engraçadas, mas não tem o mínimo conteúdo e muito menos originalidade. Já deu.

Curiosidades:

  • O nome da diretora da escola da maldade é Übel Schlecht que significa “Ruim Ruim” em português.
  • A escola da maldade, aliás, se chama Lycee Pas Bom que significa mesmo Escola Não Boa (ou da Maldade) em francês.
  • Foi o filme mais caro da franquia até agora.
  • Os Mega Minions tem super poderes de super-heróis já conhecidos: o que tem capa como se fosse o Super-Homem, o que tem olho de laser lembra o X-Man Ciclope, o Minion elástico é óbvio e o que lembra o Coisa também do Quarteto Fantástico.
  • No final do filme todos os vilões dos filmes anteriores aparecem numa cena musical.
  • Na cena em que uma senhora persegue Lucy no supermercado há uma ótima referência de “Exterminador do Futuro 2”, tanto na corrida da personagem quanto na música; e outra referência ao clássico “O Iluminado” (os entendedores saberão o momento).
  • A placa do carro de Gru é DM090710 que significa a data de lançamento do primeiro filme da franquia (07/09/2010), enquanto DM é obviamente o título em inglês “Despicable Me”.
  • Há uma cena em que um dos Mega Minions salva um trem exatamente como o Homem-Aranha de Tobey Maguire faz.

Ficha Técnica:

Elenco:
Steve Carell
Pierre Coffin
Will Ferrell
Sofía Vergara
Chris Renaud
Dana Gaier
Madison Skyy Polan
Miranda Cosgrove
Kristen Wiig
Steve Coogan
John DiMaggio
Stephen Colbert
Chloe Fineman
Joey King
Laraine Newman

Direção:
Chris Renaud
Patrick Delage

História e Roteiro:
Mike White
Ken Daurio

Produção:
Brett Hoffman
Christopher Meledandri

Trilha Sonora:
Heitor Pereira

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme