Quem tem seus mais de 30 anos lembra muito bem da família Schurmann, que ficou famosa no Brasil por velejar ao redor do mundo e gravar suas belezas naturais. Ela também é conhecida no mundo inteiro por uma vida dedicada a cruzar os oceanos em expedições pelo mundo, e está navegando desde agosto de 2021 em um projeto que conta com parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA.
O que pouca gente sabe é que um dos filhos do patriarca da família, David Schurmann gostou tanto de registrar essas viagens com sua câmera, que se tornou cineasta. E dessa paixão, nasceu “Meu Amigo Pinguim”, baseado na história real ocorrida a partir de 2011 quando um pescador recebeu uma inesperada visita de um pinguim que sempre retornava ano após ano, transformando sua vida e a de seu vilarejo.
Schurmann fez uma proposta ousada: como ele foi consultor para o roteiro produzido em Hollywood, ele digiria o filme se fosse filmado na localidade real – Ilha Grande no Rio de Janeiro – e com um elenco de apoio brasileiro falando inglês, com exceção dos personagens principais, sendo a dupla de protagonistas o brilhante ator francês Jean Reno (“Destacamento Blood”) como o pescador João e a atriz mexicana Adriana Barraza (“Besouro Azul”) como sua esposa.
A história conta como um trauma do passado levou João a se fechar para o mundo e, quando encontra o pinguim mais tarde chamado de Dindim à deriva e doente, passa a cuidar dele como um amigo. O roteiro então mostra os pequenos percalços do nosso herói pinguim numa certa escala de dramatização, enquanto o diretor filme sempre em lentes que dão uma textura de fábula à narrativa e, tudo isso embalado pela trilha perfeita para uma Sessão da Tarde do mestre Fernando Velázquez de “As Linhas Tortas de Deus“.
80% das tomadas tiveram pinguins de verdade como Dindim. Foram 10 ao todo e todos nominados nos créditos finais. Os efeitos em CGI dos 20% são perceptíveis, mas convincentes, além de discretos (bem melhor que na bomba “Sob as Águas do Sena”).
O desfecho é tudo o que se pode esperar de uma produção que faz o espectador pegar no lencinho para enxugar algumas lágrimas marotas, e sem parecer pedante. E Jean Reno simplesmente dá um show.
“Meu Amigo Pinguim” tem tudo o que configura essas produções onde o choro corre solto, com o diferencial que o conteúdo da história é muito mais relevante sem precisar de artifícios narrativos para molhar os olhos do público.
Ficha Técnica:
Elenco:
Jean Reno
Adriana Barraza
Alexia Moyano
Nicolás Francella
Rochi Hernández
Pedro Urizzi
Amanda Magalhães
Juan José Garnica
Duda Galvão
Thalma de Freitas
Beatriz Lima
Ravel Cabral
Wilson Rabelo
Direção:
David Schurmann
História e Roteiro:
Kristen Lazarian
Paulina Lagudi Ulrich
Produção:
Shaked Berenson
Patrick Ewald
Robin Jonas
Jonathan E. Lim
Nicolas Veinberg
Steven P. Wegner
Andreas Wentz
Fotografia:
Anthony Dod Mantle
Trilha Sonora:
Fernando Velázquez