Meu Amigo Lutcha (“Chupa”)

Em 1982 Steven Spielberg criou o clássico que atravessa gerações “E.T. – O Extraterrestre”. Desde então a fórmula “garoto(a) de família desfuncional descobre criatura alienígena, mágica ou mítica, formando uma bela amizade fraterna, mas ameaçado por autoridades locais” vem sendo repetida à exaustão com resultados das mais diferentes qualidades.

Para se ter uma idéia da péssima qualidade deste exemplar que está na Netflix, há uma cena em que há uma cabra quase morta há alguns centímetros dos personagens e eles não a vêem simplesmente porque a câmera não estava enquadrando o animal. É até difícil crer que foi dirigido por Jonás Cuarón, filho do brilhante Alfonso Cuarón do sensacional “Roma”.

A trama é a mesma já dita, sendo que se passa no México falada em inglês e espanhol e a criatura é ninguém menos que o Chupacabra, mas que aqui é uma fofura como são os Gremlins antes de se alimentarem à meia noite.

O tal menino, interpretado pelo desconhecido Evan Whitten é chatíssimo, bem como seus coadjuvantes mirins. A trama é infantil e previsível com alguns absurdos dignos de exterminar neurônios. Nela o tal Chupacabra tem um poder de cura que simplesmente não é explorado, o tio do protagonista (Demián Bichir de “O Grito”) tem uma doença sem pé nem cabeça e o vilão (Christian Slater de “Pisque Duas Vezes”) é um estereótipo mal desenhado, mesmo que o ator o defenda até que bem, tentando levar para o bom humor.

Se nada se aproveita da história, os únicos aspectos que valem a pena destacar, mas que mesmo assim não salvam o filme da mediocridade, é a trilha sonora impecável de Carlos Rafael Rivera (“Meu Filho, Nosso Mundo”) que rivaliza com qualquer superprodução, e os efeitos especiais das criaturas que são, no mínimo, muito bem criados. Inclusive a equipe utilizou um cachorro dublês para a criatura o que dá uma excelente impressão de interatividade com o elenco.

Pra piorar ainda teve a questão do título “Chupa” de Chupacabra obviamente, mas que por motivos de surto coletivo, associaram com o verbo chupar e mudaram até  nome da criatura na tradução em português para Lutcha.

O ideal é fazer com esse filme a mesma coisa que você faria se visse um Chupacabra na sua frente: fugir.

Ficha Técnica:

Elenco:
Demián Bichir
Christian Slater
Evan Whitten
Ashley Ciarra
Nickolas Verdugo
Adriana Paz
Alex Knight
Julio Cesar Cedillo
Gerardo Taracena

Direção:
Jonás Cuarón

História e Roteiro:
Sean Kennedy Moore
Joe Barnathan
Marcus Rinehart
Brendan Bellomo

Produção:
Michael Barnathan
Nicolás Celis
Chris Columbus
Mark Radcliffe

Fotografia:
Nico Aguilar

Trilha Sonora:
Carlos Rafael Rivera

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme