Essa é uma história de cachorro, tal qual “Togo” que vimos recentemente. A peculiaridade é que não parece, pois mistura com as conhecidas tramas de guerra. De quebra, é baseada em eventos reais.
Kate Mara – que também fez outro filme do gênero, “O Terror da Guerra” – é a personagem do título que, como muita gente que não vê um futuro na comunidade onde vive, se alista nas forças armadas americanas (aliás, um dos chamarizes dos EUA é o senso de propósito). Por força do destino ela acabou parando na divisão de detecção de armas e bombas onde ela invariavelmente tem como parceiro um cachorro. Então ela acaba se apaixonando pelo seu, Rex, e vai lutar para mesmo depois de sua saída continuar com a guarda dele.
Há aí uma mistura de momentos e muitos deles são lugares comuns de obras do gênero: a decisão de se alistar, a dificuldade dos treinamentos e de se encaixar num grupo – principalmente sendo mulher num ambiente predominantemente de homens – além de algumas boas cenas de ação, o amigo conhecido que morre em missão, entre outros. Ao mesmo tempo que pode parecer clichê, não deixa de ter óbvia verossimilhança, o que então não atrapalha o desenvolvimento da trama.
Mara está “mara” (desculpe o trocadilho) e emociona o público com sua mistura de stress pós traumático e um amor incondicional pelo seu parceiro e que se reveza em momentos profundos e outros um tanto quanto superficiais, mas que dão o recado.
Mesmo com quase duas horas e uma premissa relativamente simples, fica a impressão que há muito conteúdo emocional envolvido e a diretora estreante Gabriela Cowperthwaite consegue no limite abraçar praticamente todos os principais temas sem diluir muito a essência da trama.
“Megan Leavey” é um pouco do que já vimos em outras produções, mas numa combinação muito eficiente e que pode emocionar de verdade, com alguns artifícios narrativos que funcionam e na hora certa.
Curiosidades:
– A verdadeira Megan Leavey faz uma participação como uma das instrutoras no treinamento da protagonista.
– Kate Mara e a verdadeira Megan Leavey nasceram no mesmo ano (1983) e no mesmo bairro de Nova York.
Ficha Técnica
Elenco:
Kate Mara
Ramon Rodriguez
Edie Falco
Will Patton
Common
Tom Felton
Alisa Harris
Corey Johnson
Andrew Moon
Alicia Lobo
Melina Matthews
Mish Boyko
Sam Keeley
Phil Dunster
Jonathan Howard
Rudy Dobrev
Geraldine James
Tony Lopez
Luke Neal
Nicholas Schodel
Direção:
Gabriela Cowperthwaite
Produção:
Jennifer Dong
Mickey Liddell
Jennifer Monroe
Pete Shilaimon
Fotografia:
Lorenzo Senatore
Trilha Sonora:
Mark Isham