Marjorie Prime

Marjorie Prime” é a adaptação de uma peça de teatro muito inteligente, mas ainda assim, tem pouquíssimos cenários e zero ação, o que pode desagradar os mais inquietos ou com veia mais comercial.

A atriz Lois Smith de “A Crônica Francesa” é a Marjorie do título, uma senhora com Alzheimer que vive num futuro alternativo onde um dos tratamentos para a solidão de uma doença degenerativa ou perda de ente querido é uma inteligência artificial que faz uma reprodução holográfica deste ente querido, aprendendo sobre si mesmo e sobre quem está a sua volta.

Marjorie escolheu seu falecido marido na forma mais jovem (Jon Hamm de “Nostalgia”), o que causa certa desaprovação de sua filha Tess (Geena Davis de “Pisque Duas Vezes”) e o marido (Tim Robbins de “O Preço da Verdade”), mas eles mesmos não sabem o futuro que os aguarda.

A produção é uma grande discussão existencial sobre a finitude da vida, as lembranças que deixamos e como lidar com elas para seguir vivendo. Além disso, há uma peculiar e interessante abordagem entre a relação do ser humano com a tecnologia.

O diretor Michael Almereyda já havia feito uma adaptação bem ruim de uma obscura peça de William Shakespeare chamada “Cimbelino”, mas dessa vez acerta mais a mão, mesmo abrindo mão (sem trocadilhos) de uma dinâmica mais apurada. Até mesmo histórias interessante sobre o passado dos personagens são meramente contadas e não mostradas, o que daria mais fôlego à narrativa

Ainda assim, os diálogos são interessantes, mas a grande surpresa está no artifício chamado substituição de protagonista que vai ocorrendo ao longo do filme. O desfecho é bem esperto e talvez tenha os melhores diálogos, não pelas palavras, mas pelas “pessoas” que as falam.

Marjorie Prime” pode ser bem apreciado pelo cinéfilo paciente, pois há uma série de insights sobre a vida e o amor que dão uma boa lição de moral.

Curiosidades:

  • Lois Smith já foi a protagonista da peça original em duas temporadas teatrais.
  • Foi filmado em 13 dias apenas.
  • O filme que eles assistem na TV é a comédia O Casamento do Meu Melhor Amigo de 1997.

Ficha Técnica:

Elenco:
Lois Smith
Tim Robbins
Jon Hamm
Geena Davis
Hannah Gross
India Reed Kotis
Leslie Lyles

Direção:
Michael Almereyda

História e Roteiro:
Michael Almereyda

Produção:
Michael Almereyda
Uri Singer

Fotografia:
Sean Price Williams

Trilha Sonora:
Mica Levi

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram