É como um “Idas e Vindas do Amor” só que feito na Itália e bem mais insosso. Finaliza uma trilogia que tem em comum parte do elenco que desempenha papéis diferentes a cada filme e narrado por um taxista que na verdade é um cupido, mas que parece não desempenhar papel nenhum.Basicamente são três histórias com uma conexão quase pífia.
Na primeira história, Roberto (Riccardo Scamarcio) é um advogado que vai para uma cidadezinha por conta de uma transação de imóveis e acaba tendo um flerte com uma nativa. Apesar da beleza apaixonante da atriz Laura Chiatti é o episódio mais chato. Na segunda, um apresentador de jornal na TV cruza seu caminho com uma linda, mas problemática mulher. O carisma do protagonista Carlo Verdone, faz desta parte talvez a mais engraçada mesmo andando em morosos passos.
A parte final guarda uma surpresa: seu protagonista é ninguém menos que Robert De Niro (“Machete”) e contracena com a deliciosa Monica Bellucci (“Vidas Cruzadas”). Ele é um professor que se apaixona pela filha de um colega (Bellucci), a qual guarda um grande segredo. Apesar de ser um episódio arrastadíssimo, os cinéfilos não vão deixar de se deliciar com De Niro falando italiano ou com a beleza escultural de Bellucci em cenas quentes.
A soma dos três episódios dá a eternidade de 125 minutos, o que faz qualquer cristão ficar descrente. “Manual do Amor 3” tem alguns momentos engraçados, alguns momentos bem românticos e talvez até alguns emocionantes. Mas inexplicavelmente prefere focar em longos espaços de calmaria e acaba tendo o efeito inverso ao da atração do amor. É isso que estraga a relação.
Ficha Técnica
Elenco:
Robert De Niro
Monica Bellucci
Riccardo Scamarcio
Michele Placido
Laura Chiatti
Valeria Solarino
Donatella Finocchiaro
Carlo Verdone
Daniele Pecci
Marina Rocco
Vittorio Emanuele Propizio
Vincenzo Alfieri
Direção:
Giovanni Veronesi
Produção:
Luigi De Laurentiis Jr.
Aurelio De Laurentiis
Fotografia:
Giovanni Canevari
Trilha Sonora:
John Powell