Spike Lee (“Destacamento Blood”) adapta o roteiro feito por Akira Kurosawa em seu clássico “Céu e Inferno” de 1963, colocando-o nos dias de hoje e retomando a parceria com seu grande amigo Denzel Washington que há quase 20 anos fazia junto com o diretor “O Plano Perfeito”, sendo está sua 5ª colaboração.
Aqui Washington é David King um magnata da música, cuja produtora vem passando por dificuldades. Quando seu filho é sequestrado, tudo se desestabiliza, mas o dilema piora quando na verdade descobrem que por engano, acabaram sequestrando o filho do seu motorista Paul (Jeffrey Wright de “O Esquema Fenício”).
O núcleo de atuação é impecável com a dobradinha Washington e Wright numa química imensa, sendo este o motor propulsor da trama, principalmente na interação com a polícia, onde há uma boa dose de crítica antirracista como é comum nos filmes do diretor.
Entretanto, a partir da metade, Spike Lee parece ter deixado o trabalho para o estagiário: talvez numa tentativa de amenizar os ânimos que nem estavam assim tão tensos, a trilha sonora de Howard Drossin (“O Homem com Punhos de Ferro”) não encaixa em nada com o enredo, como se estivéssemos escutando uma música de comédia num filme de terror.
Momentos decisivos são tratados como triviais, como por exemplo quando o protagonista descobre a pista chave do sequestrador. Inclusive a escrita preguiçosa dessa adaptação vai pecando em termos de coerência, mostrando uma polícia absurdamente inútil, somente para se ter um confronto esquisito que mistura filosofia barata e pouquíssima ação.
Quanto mais se avança ao final, mais as belas atuações dão espaço a uma bagunça narrativa que deve dividir opiniões e uma trilha que se afasta da trama.
“Luta de Classes” começa muito bem, discute seriamente um ótimo dilema, mas começa a se perder a partir da metade e só Denzel Washington se acha no final.
Curiosidades:
- O filho do personagem de Jeffrey Wright no filme é verdadeiramente o filho do ator.
- As pinturas do apartamento de David King foram feitas pelo saudoso artista Basquiat. Sendo que Jeffrey Wright já interpretou o artista no filme “Basquiat” de 1996.
- Apesar de interpretarem adolescentes de 17 anos, os filhos de Larry e Paul, Aubrey Joseph e Elijah Wright, tem 23 e 27 anos respectivamente.
- No último ato, David entra num apartamento de número A24, que é o nome de um dos estúdios que produziu o filme.
Ficha Técnica:
Elenco:
Denzel Washington
Ilfenesh Hadera
Aubrey Joseph
Jeffrey Wright
Elijah Wright
Rick Fox
Imana Breaux
Andy McQueen
Ice Spice
Frederick Weller
Michael Potts
Allison Worrell
Dean Winters
LaChanze
John Douglas Thompson
Wendell Pierce
Gregory Dann
Don Lemon
A$AP Rocky
Nicholas Turturro
Rosie Perez
Anthony Ramos
Direção:
Spike Lee
História e Roteiro:
Alan Fox
Produção:
Jason Michael Berman
Todd Black
Fotografia:
Matthew Libatique
Trilha Sonora:
Howard Drossin





