Comédias independentes que compartilham um pouco da história musical do pop rock são sempre bem vindas, principalmente, como no caso dessa, quando é genuinamente engraçada e inteligente. Conta a trajetória do jornalista Neil McCormick – aqui interpretado por Ben Barnes de “As Crônicas de Nárnia”, que na adolescência em Dublin formou uma banda que era rival de uma outra tal de The Hype liderada por um tal de Bono Vox, que mais tarde estouraria sob o nome de U2. Então Neil e seu irmão Ivan (Robert Sheehan de série de TV “Misfits”) tentam de tudo rumo ao estrelato até, no auge da frustração e no fundo do poço, Neil pensar em matar seu ex-amigo de colégio Bono (o desconhecido Martin McCann).
Com uma ótima reconstituição da Irlanda ainda sob ameaça do IRA e como a cultura desse receio motivava os jovens a extravasar seus anseios na música, as referências do pop rock europeu são emblemáticas e se traduzem na ótima trilha sonora escolhida pelo próprio diretor Nick Hamm (“O Enviado”).
Aliás, ele mostra não só ter o domínio de câmera, dando um timing preciso para que se conte a história sem atropelos e, ainda assim, não cansar o espectador, como também dirige o ótimo elenco sem se preocupar tanto nas semelhanças físicas com os integrantes do U2. Tanto que ele ousa em colocar cartazes com os integrantes originais em cenas com os atores que apenas lembram seus personagens.
O que chama mais atenção na condução narrativa é que o roteiro fala justamente sobre até onde o fracasso pode levar alguém obcecado pelo sucesso, mas num tom bem humorado que faz de “Killing Bono” uma ótima pedida para cinéfilos e amantes do pop e rock dos anos 80. E no fim, esse foi o grande sucesso do verdadeiro Neil McCormick: escrever o livro no qual foi baseado esse filme. Parabéns pra ele!
Ficha Técnica
Elenco:
Ben Barnes
Ralph Brown
Sam Corry
Seán Doyle
Sean Duggan
David Fennelly
Mark Griffin
Aoife Holton
Joni Kamen
James Lonergan
Lisa McAllister
Aidan McArdle
Martin McCann
Martin McCloskey
Frankie McGinty
Deirdre O’Kane
Pete Postlethwaite
Krysten Ritter
Peter Serafinowicz
Robert Sheehan
Stanley Townsend
Direção:
Nick Hamm
Produção:
Ian Flooks
Mark Huffam
Piers Tempest
Fotografia:
Kieran McGuigan