Um dos hypes do ano é essa produção indiana que tenta misturar os ótimos “Trem Bala” e “Operação Invasão” com tiques e toques de Jackie Chan, e pronunciando-se como um patamar superior em violência gráfica.
Mas vamos por partes: um grupo (imenso) de bandidos entra num trem para assaltar todo mundo e dá de cara com uma rica família a qual pretendem fazer refém. Só que a filha do milionário é o interesse amoroso de Amrit (o conhecido por lá Lakshya, e desconhecido por aqui), sendo que ele preenche todos os requisitos do herói de filme de ação e não vai deixar barato.
Começando no estilo básico de Bollywood, a produção novelesca passar pelo romance e inicia a ação ainda em marcha lenta, quando ocorre a reviravolta na virada para o segundo ato, cuja estrutura, inclusive a aparição do título, é muito parecida com a estrutura do suspense “Influencer”.
Há realmente uma cena chocante em significado, pois dificilmente o espectador imaginaria que fosse acontecer, e daí o pau come. Só que o tal patamar disruptivo para por aí. Sim, o número de mortes produzidas passa qualquer régua, mas a violência é moderada com algumas boas oportunidades perdidas, mesmo que produza um bom efeito dinâmico nos melhores momentos.
Por outro lado, o diretor Nikhil Nagesh Bhat faz umas pausas inexplicáveis no meio da trama e apela para um artifício pavoroso de roteiro: os vilões matam a torto e a direita, velhos, adolescentes, mulheres, mas poupam sempre o herói que é o mais letal. Toda oportunidade que os criminosos tem de matar Amrit, ele acaba sendo poupado, só para minutos depois, “acordar” e tocar o terror de novo.
Isso é o mais difícil de engolir, mas em segundo lugar vem algumas coreografias que parecem montadas demais, sendo que o diretor não usa o recurso de micro edições para tornar essas partes mais reais (um exemplo de bom uso desse recurso está em “Mad Max”).
O desfecho traz uma certa surrealidade que não agrega, mas não atrapalha, enquanto a surpresa final é justamente não haver um número de dança nos créditos finais, coisa que todo filme indiano tem.
“Kill” mata a cobra, mostra o pau, mas disfarça algumas cobrinhas que escaparam e atrapalham um pouco o resultado.
Notícia: os produtores de “John Wick” já compraram os direitos para fazer um remake americano.
Ficha Técnica:
Elenco:
Lakshya
Raghav Juyal
Tanya Maniktala
Abhishek Chauhan
Ashish Vidyarthi
Pratap Verma
Harsh Chhaya
Adrija Sinha
Meenal Kapoor
Mukesh Chandelia
Direção:
Nikhil Nagesh Bhat
História e Roteiro:
Nikhil Nagesh Bhat
Ayesha Syed
Produção:
Achin Jain
Hiroo Johar
Karan Johar
Apoorva Mehta
Guneet Monga Kapoor
Fotografia:
Rafey Mehmood
Trilha Sonora:
Haroon-Gavin
Vikram Montrose
Shashwat Sachdev