Karatê Kid: Lendas (“Karate Kid: Legends”)

Uma das piores idéias dos donos da franquia Karatê Kid foi o filme meio remake e total sem noção “Karatê Kid” de 2010 com Jackie Chan treinando Jaiden Smith (E se você não lembra de “Karatê Kid 4 – A Nova Aventura” de 1994 é até melhor.

Finalmente tiveram a arriscada, mas provada brilhante a idéia da série “Cobra Kai” que não só trouxe todos os personagens do original de 1984 de volta (menos o Sr. Miyagi, é claro), como também foi um fenômeno de crítica e público.

Eis que resolveram misturar as duas idéias e criar um híbrido que começa na mão inversa do remake de 2010: o estreante ator teen Ben Wang é Li Fong que era treinado pelo mestre Han (Chan), mas sai de Pequim e chega em Nova Yorque com a mãe após uma tragédia familiar para tentar uma nova vida.

Daí entra o clichê, bullying na escola pelo cara que parece ter o dobro da idade dele, faz uma academia cujo dono é uma versão piorada do vilão John Kreese de 1984 – e de “Cobra Kai”. Como se não bastasse de clichês e coincidências, ele engata um flerte por acaso com a ex-namorada daquele cara, e para tentar provar sei lá o que para si mesmo, ele entra numa competição de Karatê incentivado pelo próprio Han, que aparece do nada em NY. Então Han faz uma viagem para chamar ninguém menos que Daniel LaRusso, que aparentemente estava quieto em seu canto, para juntos, treinar Li Fong.

O roteiro não quis algo sério como o original oitentista e sempre prefere bom humor e piadinhas que não enchem a barriga de ninguém e vai diluindo o que deveria ser o drama do protagonista ou seu pseudo romance.

O treinamento é um show de gags físicas que seriam ótimas se feitas pelo Didi Mocó, enquanto aparentemente nosso Ralph Macchio só está lá de enfeite.

Por outro lado, as lutas são boas com ótimos momentos dentro e fora do torneio. Daí vem alguém e sopra que iria ser legal colocar símbolos de vídeo game para tornar as lutas mais dinâmicas e com a impressão de um… vídeo game! O resultado é que elas ficam menos intensas, desvia a atenção do espectador e de bônus, tem um dos finais mais previsíveis do gênero (que geralmente já é previsível).

A melhor parte do filme é a última cena que tem a ver com a entrega de uma certa pizza.

Karatê Kid – Lendas” é um daqueles desperdícios que talvez tenha sido feito na pressa de não deixar passar o timing de “Cobra Kai” passar, mas nem como fan service soube aproveitar.

Curiosidades:

  • Ralph Macchio está com 63 no lançamento deste filme, 12 anos A MAIS do que Pat Morita tinha quando fez o Sr. Miyagi no primeiro “Karate Kid – A Hora da verdade”.
  • O filme foi adiantado para não perder o hype deixado por “Cobra Kai” cuja parte final estreou em fevereiro deste ano.
  • Apesar do filme estrear 3 meses depois do fim de “Cobra Kai” na narrativa, já se passaram 3 anos.

Ficha Técnica:

Elenco:
Ben Wang
Jackie Chan
Ralph Macchio
Joshua Jackson
Ming-Na Wen
Sadie Stanley
Shaunette Renée Wilson
Aramis Knight
Wyatt Oleff

Direção:
Jonathan Entwistle

História e Roteiro:
Rob Lieber

Produção:
Karen Rosenfelt

Fotografia:
Justin Brown

Trilha Sonora:
Dominic Lewis

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezoito =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.