https://www.youtube.com/watch?v=Vo8V4sQPkQQ
Ainda existem novas idéias, mesmo que sejam nos detalhes. A produção apresenta a clássica história da família que se desestrutura por causa da perda de um ente querido, cuja vida muda com a chegada de um estranho.
Especificando: ainda criança, TJ (o ator mirim Devin Brochu de “Minhas Adoráveis Ex-Namoradas”) perde sua mãe. Seu pai (o comediante Rainn Wilson de “Super”) fica em estado catatônico dentro de casa e ambos ainda convivem com a já bem idosa avó. Quando TJ esbarra com um delinquente chamado Hesher (Joseph Gordon-Levitt de “Como Não Perder Essa Mulher”), este se instala na casa da família sem o menor respeito por ninguém. Completamente transloucado e com um voraz apetite para destruição, aparentemente Hesher apenas complica mais a vida da família já sofrida, mas vai acabar por ensinar importantes lições.
A grande sacada do roteiro está na persona de Hesher, muito bem interpretado por Gordon-Levitt, pois sendo instável e cometendo atos politicamente incorretos e antiéticos a todo momento, é o último tipo de personagem de onde se poderia extrair qualquer lição edificante. E ele permanece imoral durante todo o filme, sendo as lições apresentadas de forma sutil, jamais prejudicando a coerência do personagem.
O garoto David Brochu também tem um desempenho bem acima da média e suas mágoas e ressentimentos foram um paralelo com a instabilidade do protagonista num arco dramático onde eles praticamente se complementam. Juntamente com a trilha que vai da composição carismática de Frank Tetaz (“Morte Súbita”) ao rock pesado de Metallica e Motorhead, o diretor nunca deixa o filme pender para um dramalhão e sempre escapa dos clichês.
“Juventude em Fúria” é diferenciado por conter os melhores clichês de drama sem que o espectador sequer perceba que é um clichê, além de ótimas atuações e um final impagável.
Curiosidade: Veja que o cartaz original em inglês do filme tem a lettering de Hesher no estilo do Metallica:
Ficha Técnica
Elenco:
Joseph Gordon-Levitt
Devin Brochu
Rainn Wilson
Piper Laurie
Natalie Portman
Brendan Hill
John Carroll Lynch
Monica Staggs
Mary Elizabeth Barrett
Audrey Wasilewski
Lyle Kanouse
Direção:
Spencer Susser
Produção:
Lucy Cooper
Johnny Lin
Natalie Portman
Scott Prisand
Win Sheridan
Spencer Susser
Fotografia:
Morgan Susser
Trilha Sonora:
Frank Tetaz