Tenta ser uma mistura do clássico “Minority Report” com “Buscando…”, do qual inclusive o diretor Timur Bekmambetov foi um dos produtores.
Chris Pratt de “The Electric State” é o policial Chris numa realidade onde o crime é julgado através de uma inteligência artificial (Rebecca Ferguson de “Casa de Dinamite”). Ele acorda imobilizado numa cadeira para ser julgado pelo assassinato de sua esposa (Annabelle Wallis de “A Última Noite”) e tem exatos 90 minutos para provar sua inocência, podendo – mesmo imobilizado – acessar qualquer arquivo, imagem ou contato via IA.
Timur Bekmambetov de “Ben-Hur” sabe criar muito bem ação e tensão, mesmo quando o filme inteiro se passa praticamente dentro de uma sala e os dois personagens principais seguem parados. A maneira com que a história é construída é esperta e, mesmo levando a alguns becos sem saída, eles sempre são importantes para desobstruir alguma outra pista que leve o protagonista a resolver o mistério.
A trilha do ótimo Ramin Djawadi (“Metal Lords”) faz com que o thriller se torne eletrizante, mesmo que tudo seja visto como telas de um computador.
O grande problema da trama é a insistência de que a IA tome decisões humanizadas, e assim o roteiro vai fazendo ela “amolecer” até praticamente se tornar parceira do protagonista, o que passar a ser um clichê cada vez maior ao longo do final do segundo ato. Sem contar que os furinhos de roteiro são bem escondidos pela ação eletrizante, mas olhando em retrospecto há vários elementos do crime difíceis de engolir.
“Justiça Artificial” é ação ininterrupta, utiliza-se de uma ótima abordagem visual, tem uma dupla de protagonistas carismática, boas reviravoltas, mas vai caindo nos clichês do gênero até quase se tornar um genérico.
Curiosidades:
- Filmado no início de 2024 e só lançado em 2026.
- Mesmo passando o filme inteiro sentado, Chris Pratt conseguiu lesionar seu tornozelo com 4 dias de filmagem.
Ficha Técnica:
Elenco:
Chris Pratt
Rebecca Ferguson
Kali Reis
Annabelle Wallis
Chris Sullivan
Kylie Rogers
Jeff Pierre
Rafi Gavron
Kenneth Choi
Jamie McBride
Ross Gosla
Mark Daneri
Direção:
Timur Bekmambetov
História e Roteiro:
Marco van Belle
Produção:
Robert Amidon
Timur Bekmambetov
Majd Nassif
Charles Roven
Fotografia:
Khalid Mohtaseb
Trilha Sonora:
Ramin Djawadi





