É um filme coreano que fica melhor quando se vê sabendo pouco sobre ele e esperando menos ainda. Isso porque tem a “capa” de uma ficção científica recheada de ação, quando na verdade um drama com muita ação, mas em outra pegada.

Nesse mundo pós apocalíptico está havendo uma guerra civil onde estações espaciais rebeldes tentam controlar a república na Terra e em outras estações. A única chance da Terra vencer é o projeto Jung_E, o qual pegou as habilidades de uma agente morta há mais de 20 anos, clonando seu corpo e a colocando em combate. Detalhe: os testes desse projeto são conduzidos por ninguém menos que a filha desta agente, já adulta.

O roteiro separa a história em 3 vertentes: a primeira é a cientista Sohyun e sua equipe, filha agente Jung_E, tentando encontrar a falha que não permite que o robô avance na simulação de guerra; a segunda é o drama ético de mãe e filha e o quanto dessa memória do passado pode estar presente nas simulações (sem dúvida, a melhor parte); e a terceira é o próprio dilema do uso da tecnologia nesse interessante mundo distópico (vide a cena do robô erótico).

O que talvez o espectador vá torcer o nariz é na celebre relação entre expectativa e realidade, que entrega algo complexo e até emocionante, mas não tem a ação como essência.

Alguns personagens são mal escritos, como o chefe de Sohyun, que tem um papel fundamental, principalmente no último ato, mas passa o filme todo, sendo meio bestinha, mesmo que isso seja explicado mais à frente.

Os efeitos especiais são excelentes com a fotografia deste universo apocalíptico que consegue uma imensa beleza nas ruínas, e, nas cenas em que a ação acontece, a direção capricha e entrega momentos eletrizantes.

Jung_E” é mais uma jornada emocional do que um exemplar de ação e, por isso, deve ser aproveitado com a mente aberta, sem preconceitos.

Curiosidades:

  • Após as filmagens e antes do lançamento do filme, a atriz Kang Soo-youn que faz a protagonista cientista Shoyun, teve um aneurisma cerebral, sendo internada às pressas e 2 dias depois teve um ataque cardíaco e faleceu. O filme é dedicado a ela.

Ficha Técnica:

Elenco:
Kang Soo-youn
Kim Hyun-joo
Ryu Kyung-soo
Park So-yi
Lee Dong-Hee

Direção:
Yeon Sang-ho

História e Roteiro:
Yeon Sang-ho

Produção:
Yeon-ho Kim
Byun Seung Min

Fotografia:
Yoo Ji-sun

Trilha Sonora:
Kim Dong-wook

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme