Jogo do Dinheiro (“Money Monster”)

Nossa sociedade banaliza os mais sensíveis assuntos, mobiliza-se atrás do sofá em protestos rasos e ofensas ao próximo pela simples divergência de opinião e tem valores totalmente invertidos. Talvez nenhum outro filme nos últimos conseguiu capturar esse cruel retrato tão atual quanto “Jogo do Dinheiro”.

Primeiro vamos falar sobre o que o filme não é: George Clooney de “Ave, César!” é Lee, um apresentador de um programa popularesco e bizarro que dá dica sobre investimentos na bolsa de valores (uma espécie de Ratinho das finanças). No meio de seu programa ele é abordado por um jovem armado e transtornado (Jack O’Connell de “Invencível“) que ameaça mata-lo e explodir a todos no estúdio com uma bomba por conta de uma dica sobre uma empresa que se revelou um equívoco tremendo e o fez perder todas as suas economias. Esse jovem perturbado vai atrás de respostas sobre como as ações puderam cair tanto e pouco a pouco, o que parecia um movimento normal de mercado se revela uma conspiração que começa a ser investigada pela diretora do programa Patty (“O Maior Amor do Mundo”).

Agora sobre o que o filme é realmente: o incidente é transmitido ao vivo e provoca uma reação em cadeia em todas as mídias, principalmente nas redes sociais. Só que elas são muito mais movidas pela mórbida curiosidade do que pela solidariedade em si. A diretora Jodie Foster (também atriz como em “Elysium”) conduz o drama com tons de bom humor com as mãos firmes controlando meticulosamente a dinâmica da narrativa que inclusive remete a um ótimo clássico de 1997 “O Quarto Poder” dirigido pelo polêmico Costa-Gavras. Só que aqui seria uma espécie de quinto poder (título homônimo até já explorado no filme sobre o Wikileaks).

Os próprios personagens principais, Lee e Patty ficam divididos entre salvar suas vidas e mostrar um bom show, sendo o último diálogo dos dois emblemático nesse sentido. Mais icônico ainda são dois momentos em que vemos a que ponto a sociedade chegou: na cena em que Lee põe um preço em sua vida e entende qual seu verdadeiro valor e logo após o clímax na reação das pessoas após a história acabar.

O elenco afiado, uma produção de primeira linha e a direção impecável de Jodie Foster faz de “Jogo do Dinheiro” desde já um dos filmes mais relevantes do ano e mostra que se há uma saída para a nossa raça, nós a estamos empurrando pra cada vez mais longe.

Ficha Técnica

Elenco:
George Clooney
Julia Roberts
Jack O’Connell
Dominic West
Caitriona Balfe
Giancarlo Esposito
Christopher Denham
Lenny Venito
Chris Bauer
Dennis Boutsikaris
Emily Meade
Condola Rashad

Direção:
Jodie Foster

Produção:
Lara Alameddine
George Clooney
Daniel Dubiecki
Grant Heslov

Fotografia:
Matthew Libatique

Trilha Sonora:
Dominic Lewis

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram