Influencer

“Influencer” deveria ter sido um filmaço, mas literalmente morreu na praia. Com um elenco quase desconhecido, o suspense fala sobre a influencer Madison (Emily Tennant) que vai para Tailândia tirar férias e mostrar tudo para seus seguidores e fica amiga de CW (Cassandra Naud) que está cheia de segundas intenções. As coisas se complicam depois que o namorado de Madison, Ryan (Rory J Saper) passa a desconfiar que há algo errado nessa viagem.

Primeiro é importante explicar por que do “filmaço”: a abordagem narrativa do também desconhecido diretor e roteirista Kurtis David Harder impressiona ao trocar o POV (ponto de vista) a cada ato, como se o protagonista fosse mudando para se adequar à trama.

Dessa forma o espectador fica sempre na apreensão de quem vai ser relevante para viver ou ser eliminado, inclusive com um ou outro personagem coadjuvante que também contribui com sua visão na história.

Ao juntar esse tipo de desenvolvimento com acontecimentos que parecem fazer sentido no contexto da trama, ela fica mais sólida, por mais reviravoltas que dê, inclusive com o uso de tecnologia de inteligência artificial no roteiro.

O próprio título do filme só aparece lá na frente e é muito bem usado como uma virada de POV. Também não se pode deixar de apontar uma leve e boa crítica social à cultura influencer que aponta os seguidores, muito mais egocêntricos do que necessariamente centrados na figura da criadora de conteúdo.

Sobre o “morrer na praia”, há antes algo que incomoda durante todo o “nado” do roteiro: o elenco não dá conta do recado. Foi um barato que saiu caro, apesar da trama estar tão bem amarrada que o público acredita, mesmo nas atuações super limitadas dos artistas (o tal do Rory é quase um Cigano Igor).

Até aí tudo bem (mais ou menos), mas quando chegamos no clímax, o diretor parece que adoeceu, pois fez um desfecho absurdamente raso, em a menor intensidade e a maneira como termina os últimos segundos servem só para passar raiva. Foi uma bela construção de tensão para se chegar num final pífio.

Influencer” vale justamente pelo desenvolvimento da premissa junto com a abordagem narrativa, mas, do nada, produziu um final de suspense teen de quinta categoria.

Curiosidades:

  • A marca de nascença de CW não é efeito especial. A atriz Cassandra Naud nasceu com uma extensa marca que cobre parte de seu rosto.
  • O livro que fica no local onde Madison está passando a temporada se chama Os Inocentes de Mark Twain, que fala justamente de pontos turísticos e culturas usadas para exploração capitalista.
  • Na cena em que um personagem usa IA para reproduzir a voz de outro personagem, os realizadores fizeram mesmo o uso de IA sem que a atriz tivesse que usar sua voz.
  • Há uma cena em que Madison diz “No meio do oceano, ninguém pode ouvir seus gritos”, que é uma homenagem a “Alien – O Oitavo Passageiro” trocando oceano por espaço.

Ficha Técnica:

Elenco:
Emily Tennant
Rory J Saper
Cassandra Naud
Justin Sams
Paul Spurrier
Sara Canning

Direção:
Kurtis David Harder

História e Roteiro:
Tesh Guttikonda
Kurtis David Harder

Produção:
Jack Campbell
Brandon Christensen
Tesh Guttikonda
Kurtis David Harder
Micah Henry

Fotografia:
David Schuurman

Trilha Sonora:
Avery Kentis

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram