Horizonte – Uma Saga Americana – Capítulo 1 (“Horizon: An American Saga – Chapter 1”)

Kevin Costner gosta de coisas grandes (a 5ª série grita aqui), principalmente como diretor. Nessa sua mania de grandiosidade ele já teve glórias e dissabores.

Coincidentemente seus dois grandes dissabores foram no gênero ficção científica, nos fracassos bombásticos “Waterworld: O Segredo das Águas” de 1995 e “O Mensageiro” de 1997. E também coincidentemente suas duas glórias como diretor foram no gênero em que ele mais gosta, o Western: o premidíssimo “Dança com Lobos” de 1990 e o excelente “Wyatt Earp” de 1994.

Na montanha russa que foi sua carreira Costner sempre preservou sua integridade, fazendo sucesso até pouco tempo na série “Yellowstone”. Agora ele parte para o empreendimento mais ambicioso, senão financeiro, pelo menos narrativo: uma série de 4 filmes para cinema sobre a saga da colonização americana no oeste, estreando com esse capítulo 1 com nada menos que 3 horas de duração.

Há um grande potencial nessa franquia, mas a primeira parte ainda está bastante fragmentada em sua narrativa. A história se compõe de 4 núcleos: o primeiro capitaneado por Sam Worthington de “O Exorcismo” e Sienna Miller de “Crime Sem Saída” mostra uma cidade em formação que foi atacada por índios que massacrarem boa parte dela. Miller é Frances, uma das sobreviventes que perdeu a família, só restando a filha, e é ajudada pelo exercíto comandado por Trent (Worthington). Após o ataque um grupo de mercenários parte à caça desses índios, formando um núcleo próprio.

O terceiro núcleo é o de Kevin Costner como o forasteiro Hayes (aliás, nome do filho de Costner que também participa do filme) que se vê no meio de um acerto de contas entre uma família de criminosos e uma mulher que carrega uma misteriosa criança.

Finalmente o quarto núcleo comandado por Luke Wilson de “O Estado das Coisas” é sobre um grupo de migrantes que querem fazer um novo assentamento no oeste, mas precisam se preocupar com os índios e com a relação entre eles mesmo.

O desfecho do filme que adianta algumas cenas do futuro já mostra que as histórias vão convergir, mas por enquanto todo o desenvolvimento vai e volta entre as histórias com quase nenhuma conexão e daí o espectador pode achar um tanto enfadonho, pois há poucas (mas boas) cenas de ação e muita contemplação melódica e dramática, como algumas cenas de luto que se demoram demais, provocando uma gordura desnecessária.

Costner tomou uma ótima e econômica decisão, pois recurtou para o elenco toda a turma B de Hollywood: aquele time que a gente conhece, mas que fez sucesso há muitos anos e agora fica aparecendo apenas em filmes menores. Dessa forma, são muitos rostos conhecidos, mas gastando pouco.

A fotografia do oeste americano está linda com o fotógrafo J. Michael Muro (“Parker”) acertando em todas. Já a trilha sonora de John Debney (“Casa Comigo”) passa emoção, mas nem sempre é bem usada e às vezes exagerada naquela gordura emocional que aparece de vez em quando.

No primeiro capítulo de “Horizonte” as coisas ainda parecem estar se encaixando e o diretor nem se preocupou com os arcos de história. Se por um lado, o espectador sofre um pouco, por outro, vamos esperar que os próximos capítulos tenham mais ritmo e convergência narrativa.

Ficha Técnica:

Elenco:
Kevin Costner
Sienna Miller
Sam Worthington
Jena Malone
Owen Crow Shoe
Tatanka Means
Ella Hunt
Tim Guinee
Giovanni Ribisi
Danny Huston
Colin Cunningham
Scott Haze
Tom Payne
Abbey Lee
Michael Rooker
Will Patton
Jim Lau
Georgia MacPhail
Douglas Smith
Roger Ivens
Larry Bagby
Hayes Costner
Daniel Link
Claudia Conner
John Coinman
Etienne Kellici
Antonio D. Charity
Cici Lau
Phoebe Ho
Amos Little
Bodhi Okuma Linton
Wasé Chief
Gregory Cruz
Luke Wilson
Todd Allen
Isabelle Fuhrman
Hallie Purser
Naomi Winders
Austin Archer
Elizabeth Dennehy
Alejandro Edda
Dalton Baker
Chase Ramsey
Michael Todd Behrens
Michael Angarano
Liam Bradford
James Russo
Jeff Fahey
Joe Burns
Dale Dickey
Jon Beavers
Charles Halford
Jamie Campbell Bower
Whitney Palmer
Austin R. Grant
Bryan Hisey
Ariel Llinas
Angus Macfadyen
Raynor Scheine

Direção:
Kevin Costner

História e Roteiro:
Jon Baird
Kevin Costner

Produção:
Kevin Costner
Mark George Gillard
Howard Kaplan

Fotografia:
J. Michael Muro

Trilha Sonora:
John Debney

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram