Harry Potter e o Enigma do Príncipe (“Harry Potter and the Half-Blood Prince”, EUA / Inglaterra, 2009) ***NOS CINEMAS***

Em “Harry Potter e a Ordem da Fênix“, o diretor David Yates fez sua estréia na série da pior forma, criando sem dúvida, o episódio mais fraco. Assim, é no mínimo curioso constatar que “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” é um dos melhores da saga de Potter e dirigido pelo mesmo Yates.

Aqui, toda aquela fantasia infantil já não existe mais e a atmosfera de Hogwarts e dos personagens é tomado pelo medo, senso urgência e apreensão, já que Valdemort e seus asseclas não são mais boates, mas sim ameaças certeiras. Yates ainda consegue uma proeza dificílima: alternar com uma fluidez surpreendente momentos de criticidade extrema (como o ataque aos Weasleys) aos momentos Malhação, como a ebulição de hormônios entre os jovens e a cada vez mais interessante dinâmica entre Ron (Ruppert Grint) e Hermione (Emma Watson).

Por outro lado, Daniel Radcliffe exibe sua melhor performance como Potter até então. E talvez o grande encanto do personagem é que apesar dele ser claramente o escolhido, ele como mágico, é o mais comum e diria até medíocre, sendo assim o grande paradoxo da trama. E se Michael Gambom e Alan Rickman fazem as usuais performances brilhantes como Dumbledore e Snape respectivamente, é Tom Felton que dá um show nas suas pequenas participações como Draco Malfoy. Ele parece estar dividido entre realizar seu destino do mal e sua própria consciência de seus atos, mostrando aí um senso de humanidade ainda não explicitado nas outras partes. É como se ele finalmente visse a seriedade e a conseqüência dos seus atos. Seu último diálogo com Dumbledore é um dos melhores do filme.

E tão boa quanto o nada singelo diálogo é a cena da caverna onde a tensão é quase insuportável com as criaturas que lembram em muito, o Gollum de “O Senhor dos Anéis“. Os aspectos técnicos continuam impecáveis, principalmente a escolha da paleta certa para um clima tão sombrio, juntamente com as inovações da narrativa (a ampulheta, por exemplo) mesmo que em menor escala, além dos objetos já conhecidos dos episódios anteriores que aqui fazem rápidas, porém marcantes aparições. Como uma trama de transição para o grand finale da série, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” beira à perfeição e não vai decepcionar em nenhum aspecto os fãs da série ou os amantes do bom cinema, ainda que o tal eniga do príncipe seja tão pouco explorado. Um presente para o verão.

[rating:4.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Daniel Radcliffe
Emma Watson
Rupert Grint
Michael Gambon
Alan Rickman
Helena Bonham Carter
Jim Broadbent
Robbie Coltrane
Timothy Spall
David Thewlis
Maggie Smith
Julie Walters
Mark Williams
Tom Felton
Matthew Lewis
Katie Leung
James Phelps
Oliver Phelps
Bonnie Wright
David Bradley
Warwick Davis
Ralph Fiennes
Helen McCrory
Hero Fiennes-Tiffin
Frank Dillane
Robert Knox
Gemma Jones
Georgina Leonidas

Direção:
David Yates

Produção:
David Barron
David Heyman

Fotografia:
Bruno Delbonnel

Trilha Sonora:
Nicholas Hooper

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram