[youtube PVpoToWtw1Y]
“Hairspray” foi uma cria dos anos 80, um musical acima da média com um tema sobre a adolescência e canções carismáticas. Quem diria que seu remake seria tão bom ou melhor. Apesar de ser taxado de “o filme onde John Travolta se veste de mulher”, o filme é muito mais que isso.
A menina gordinha (a novata Nikky Blonsky) que sonha em participar de um concurso de dança no programa de TV mais badalado da cidade ganha contornos repaginados sem nunca abandonar a atmosfera dos anos 60. Os números são muito bem trabalhados e feitos com coração, como se os atores se entregassem de corpo e alma.
Agora se há algo de peculiar na produção é que seu roteiro não se furta de mostrar como eram politicamente incorretos os anos 60 em certos aspectos: a abertura do programa musical diz com todas as letras que se você é da turma deles nem é preciso estudar pra se dar bem; a cena em que mulheres grávidas comemoram a chegada de seus bebês fumando num bar, e por aí vai.
Há tempos que não se vê um time de atores tão afinados e com tanto carisma: desde o início com Blonsky, passando pelo surpreendente James Mardsen (da saga “X-Men“) como o apresentador; a sempre linda Michelle Pfeifer (de “Nunca é Tarde para Amar“) como a vilã, finalmente depois de algum tempo num papel que faz jus à sua carreira; e o impagável casal formado por John Travolta (sim, vestido de mulher e com próteses para ficar mais… gorda) e Christopher Walken (“Click“) como os pais da protagonista, além de um grande elenco de apoio.
Se “Hairspray” tem a cara de uma Sessão da Tarde, com certeza vai figurar entre as melhores do gênero. Excelente do início ao fim e a gente nem sente o tempo passar.
Nota 9,5
Ficha Técnica
Elenco:
John Travolta
Michelle Pfeiffer
Christopher Walken
Amanda Bynes
James Marsden
Queen Latifah
Brittany Snow
Zac Efron
Elijah Kelley
Allison Janney
Nikki Blonsky
Jerry Stiller
Direção:
Adam Shankman
Produção:
Neil Meron
Craig Zadan
Fotografia:
Bojan Bazelli
Trilha Sonora:
Marc Shaiman