Gun City (“La Sombra de la Ley”)

Estranho que um filme espanhol chamado “La Sombra de la Ley” tenha no Brasil como título oficial uma tradução em inglês chamada “Gun City” que nada tem a ver com o título original. O correto seria “A Sombra de Lei”. Mas vamos lá:

No início da década de 20, próximo de um golpe militar na Espanha em plena revolução, o misterioso agente Anibal (Luis Tosar de “Uma Noite no México”) chega de Madrid para compor a força de informação da polícia para descobrir os criminosos por trás de um grande roubo de armas num trem. Só que com uma polícia tão corrupta quando os bandidos, não há ninguém a se confiar e o próprio agente também esconde seus segredos.

Essa produção espanhola é o mais próximo que podemos chegar dos grandes filmes de máfia com excelente reconstituição de época e aspectos como figurino e maquiagem impecáveis.

O desconhecido diretor Dani de la Torre em parceria com Josu Inchaustegui consegue uma fotografia belíssima e em qualquer contexto, seja nas noites fumacentas de Barcelona ou na ótima introdução no roubo do trem até os campos abertos onde se destaca a realista cena de perseguição e uma peculiar briga dentro de um carro feita em uma tomada.

Por falar em fumancenta, acho que fumar é um pré-requisito para entrar no casting, pois todo mundo fuma como se estivessem num concurso de melhor câncer de pulmão.

A essência da história é muito boa com todo o teor de conspiração em vários níveis, a condução dela às vezes é confusa, pelo menos até a metade, com uma quantidade enorme de personagens cuja conexão só se começa a ver bem depois e, ao alternar constantemente o foco da trama entre eles, somente o protagonista chega a criar um vínculo maior com o espectador, o que faz com que algumas mortes que deveriam ser mais impactantes sejam rapidamente esquecidas.

Por outro lado, os eventos que permeiam os personagens são sempre impactantes e o elenco está ótimo com aqueles tipos de vilões que fazem o público criar raiva, ou seja, o melhor tipo.

Gun City” tem todos os elementos de um excelente filme de máfia e se fosse melhor conduzido estaria entre os melhores do ano.

Ficha Técnica:

Elenco:
Luis Tosar
Michelle Jenner
Vicente Romero
Manolo Solo
Paco Tous
Jaime Lorente
Pep Tosar
Ernesto Alterio
Adriana Torrebejano
José Manuel Poga
Fredi Leis
William Miller
Albert Pérez
Ricardo de Barreiro
Paula del Río
Xosé Barato
Federico Pérez Rey
Fernando Cayo

Direção:
Dani de la Torre

História e Roteiro:
Patxi Amezcua

Produção:
Ricardo Marco Budé
Mercedes Gamero
Mikel Lejarza
Borja Pena
Ignacio Salazar-Simpson

Direção de Fotografia
Josu Inchaustegui

Trilha Sonora:
Xavi Font
Manuel Riveiro

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram