[youtube kZ9aPyRwBhM]
O tema reality show futurista e mortal está longe de ser novidade em Hollywood. Desde o clássico “Corrida Mortal” de 1975 até sua refilmagem em 2008, já passamos por “Rollerball” e até “O Sobrevivente” com Arnold Schwarzenegger, só pra citar alguns. Agora é lógico que com a tecnologia avançando surgem maneiras mais sofisticadas de se voltar ao mote.
Condenados à morte são controlados por jovens formando uma espécie de Second Life na real. Só que o jogo é de vida ou morte. Gerard Butler (“A Verdade Nua e Crua“) faz o papel clichê de condenado injustamente que tenta escapar com a ajuda do próprio jogador (quem o controla) para poder achar sua esposa e filho e dar cabo do, é claro, vilão.
Cabe ao “Dexter” Michael C. Hall interpretá-lo e, infelizmente, ele o faz da pior maneira possível. Aliás, Hall é um dos responsáveis por “Gamer” não alcançar um nível superior do gênero. Cheio de exageros e parecendo sempre estar de brincadeira com a platéia, seu personagem, o qual poderia ser psicótico ou um sociopata, passa apenas como um mero palhaço, talvez numa frustrada tentativa de lembrar o Coringa, arquiinimigo do Batman. Inclusive a cena com o número musical protagonizada pelos seus capangas chega a ser constrangedora. E é essa maçã podre que faz a produção perder parte de sua credibilidade.
Já a ação desenfreada chega no limite da compreensão do espectador, isto é, por mais dificuldade que este tenha em entender os cortes rápidos e a movimentação frenética da câmera, ainda deve absorver boa parte do que se passa, mas quase chegando a saturação. A bem da verdade, o filme – recheado com atores dos times A e B de Hollywood – tem seu charme e algumas boas sacadas como o ardiloso subterfúgio usado pelo protagonista no desfecho, além da dose certa de violência para os mais exigentes. Como ação pura, “Gamer” passa no teste.
[rating:3]
Ficha Técnica
Elenco:
Gerard Butler
Michael C. Hall
Zoe Bell
Milo Ventimiglia
Alison Lohman
Logan Lerman
Amber Valetta
Kyra Sedgwick
Terry Crews
Efren Ramirez
Johnny Whitworth
Ludacris
John Leguizamo
Direção:
Mark Neveldine
Brian Taylor
Produção:
Gary Lucchesi
Tom Rosenberg
Skip Williamson
Richard S. Wright
Fotografia:
Ekkehart Pollack
Trilha Sonora:
Robb Williamson
Geoff Zanelli