É aquele filme que talvez um dia teve a pretensão de participar de premiações cinematográficas, mas, com o produto acabado, percebeu-se uma série de falhas desde a premissa até a condução, as quais o jogaram na vala comum.
O ótimo Ben Foster de “Hostis” é Roy, capanga de um chefão que, por sinal, está ficando com sua ex-namorada (sim, começa assim, sem maiores explicações) e então manda Roy para uma missão (leia-se espancar um devedor), porém na verdade é uma armadilha (porque, ninguém sabe).
Roy escapa e na fuga encontra Rocky (Elle Fanning de “Sonhos de uma Vida”). Eles fogem juntos e no caminho pegam uma garotinha que aparentemente é irmã de Rocky. Então ambos precisam se manter vivos enquanto formam uma peculiar relação.
A direção é da francesa e também atriz Mélanie Laurent de “Mistério em Paris”, sendo este seu segundo filme atrás das câmeras. O autor do livro e do roteiro foi Nic Pizzolatto que só tem sucesso em seu currículo como a série “True Detective”. Ele ficou tão chateado com as mudanças que a diretora fez no roteiro, dando um caminho completamente diferente, que Pizzolatto adotou um pseudônimo nos créditos do filme.
Se a premissa é cheia de furos, o segundo ato, que desenvolve a relação entre os dois personagens, perde o próprio propósito do início que era a fuga em si, somente para que – do nada – a trama principal, volte para castigar a ambos no último ato, que culmina no que poderia ser um emocionante desfecho se não houvesse tantas lacunas narrativas que prejudicaram os próprios personagens.
A dupla de protagonistas, Roy e Rocky, competem entre si para ver quem morre de câncer de pulmão primeiro de tanto fumar, parecendo ser daqueles filmes em que a indústria do tabaco secretamente financia. O tempo que perdem fumando, deixam de evoluir em suas jornadas emocionais. Tanto que há ótimas reviravoltas selecionadas pelo roteiro, mas com impacto mínimo.
“Destinos Cruzados” desperdiça uma premissa que poderia ser boa, mas não é; personagens que poderiam ser complexos e carismáticos, mas não são; e um desfecho que poderia ser tocante, mas já chega cansado.
Ficha Técnica:
Elenco:
Ben Foster
Elle Fanning
Beau Bridges
María Valverde
Jeffrey Grover
Christopher Amitrano
Mark Hicks
Michael Ray Escamilla
Sean Von Buseck
C.K. McFarland
Don A. King
Michael John Lane
Robert Aramayo
Rhonda Johnson Dents
Heidi Lewandowski
Adepero Oduye
Direção:
Mélanie Laurent
História e Roteiro:
Nic Pizzolatto
Produção:
Tyler Davidson
Fotografia:
Arnaud Potier
Trilha Sonora:
Marc Chouarain
Eugenie Jacobson