Esta é a continuação do ótimo suspense australiano “Segredos do Passado”, inclusive dirigido pelo mesmo Robert Connolly, porém é uma continuação independente, pois apenas o protagonista, o agente Aaron Falk (Eric Bana) está de volta, mas num contexto e caso completamente diferentes.
Ele é chamado para acompanhar as buscas numa mata fechada de uma de suas informantes Alice (Anna Torv de “Stephanie”), a qual se perdeu de seu grupo de trabalho quando faziam uma trilha sem supervisão. A empresa na qual Alice trabalha estava sendo investigada e, portanto, qualquer uma das pessoas do grupo – ou até mais de uma – pode ser suspeita pelo desparecimento, ou não (ela pode ter simplesmente se perdido).
O diretor mistura a estrutura narrativa de seu antecessor com uma pitada dos filmes da franquia de Hercule Poirot (o último sendo “A Noite das Bruxas”). Dessa vez não só deixou de funcionar, como virou uma bagunça.
A estrutura que ele repetiu do primeiro filme se divide em três momentos: o presente com Falk investigando o caso; o passado com o que realmente aconteceu (o que converge para a solução); e um passado mais distante onde Falk relaciona sua adolescência com o seu presente.
Em “Segredos do Passado” esses três contextos se encaixavam perfeitamente e tinham um ótimo ritmo. Já em “Força da Natureza” o diretor embaralha as situações, com uma edição confusa, indo e voltando a todo momento. Além disso, a relação de sua adolescência com o contexto do caso atual força uma tremenda barra que chega no ponto de não se saber exatamente qual é a real influência que esse passado produz no protagonista naquele presente.
Pior são os interrogatórios que inexplicavelmente são cortados pela metade sempre por alguma coisa que não se justifica só para que o roteiro estique o filme deixando a verdade um pouco mais longe. Se por um lado a solução do caso causa certa surpresa, o que realmente acontece é pífio perto de teorias muito melhores que o roteiro poderia produzir.
Ainda teve a vergonha alheia da história inteira ser uma corrida contra o tempo por causa de uma pesada tempestade (que até tem relação com o nome do filme) e logo após a solução do caso, cai uma chuvinha fraca que logo depois é esquecida.
“Força da Natureza” tenta manipular o espectador para mantê-lo preso, mas falta um desenvolvimento coeso, com o ritmo se quebrando a toda hora, e o coitado do Eric Bana tentando rebolar para segurar as pontas. Bola fora.
Curiosidades:
- Quem interpretava os ajudantes na busca era realmente parte de equipes de resgate da Austrália.
- Foi todo filmado no Parque Nacional Dandenong Ranges no estado de Victoria na Austrália.
Ficha Técnica:
Elenco:
Eric Bana
Anna Torv
Deborra-Lee Furness
Robin McLeavy
Sisi Stringer
Lucy Ansell
Jacqueline McKenzie
Jeremy Lindsay Taylor
Richard Roxburgh
Tony Briggs
Kenneth Radley
Archie Thomson
Ash Ricardo
Ingrid Torelli
Matilda May Pawsey
Direção:
Robert Connolly
História e Roteiro:
Robert Connolly
Produção:
Eric Bana
Robert Connolly
Steve Hutensky
Jodi Matterson
Bruna Papandrea
Fotografia:
Andrew Commis
Trilha Sonora:
Peter Raeburn