Fofinha (“Dumplin'”)

Danielle Macdonald de “BirdBox” é Willow e vive numa comunidade sulista dos EUA. Sua mãe Rosie (Jennifer Aniston de “Mistério em Paris”) é uma ex-miss da cidade e apresentadora do concurso anual de beleza. Como Willow é gordinha, sente que sua mãe não lhe dá o devido crédito e, após a morte de sua tia – a única que a entendia – resolve fazer um protesto: participar do concurso de miss da cidade, mesmo sabendo que não tem chance de ganhar. Outras amigas mais “excluídas” começam a fazer o mesmo o que vai provocar um atrito ainda maior entre as duas e entre as próprias amigas.

Esse é o filme que se enquadra na categoria de “underdogs” que é uma expressão americana que significa “excluído” ou “vira-lata”, pois se trata de pessoas que não fazem parte de padrões estabelecidos na sociedade que tentam vencer num campo onde não dominam.

Só que diferente de muitos exemplares do gênero, o filme dirigido por Anne Fletcher de “Abracadabra 2”, contém várias camadas emocionais: o que poderia ser um simples filme de superação (o que não é), acaba sendo uma jornada de aceitação e compreensão de si e do próximo e principalmente de empatia. Temas que são tratados em redes sociais com radicalismo e intolerância, aqui se aprofundam com leveza e conta com vários pontos de vista, inclusive evitando aquela leitura superficial de que há alguém certo ou errado, mas colocando todos os personagens como falíveis, frente a uma bagagem emocional de vida de cada um.

Se há um destaque que se transforma na essência do filme é a devoção que a protagonista tem pela cantora country Dolly Parton. O filme é todo permeado por músicas e referências da cantora, que inclusive escreveu e canta uma música novíssima especialmente para a produção, a linda “Girl in the movies” (veja o clipe mais abaixo).

Baseado no livro homônimo de Julie Murphy, “Fofinha” sai do lugar comum e engata uma ótima comédia dramática com uma complexidade inteligente e personagens muito carismáticos. Recomendado!

Curiosidades:

  • A autora Julie Murphy faz uma ponta no final do filme, na platéia.
  • No dia em que Dolly Parton visitou o set, a cena contava com várias drag queens imitando a cantora. Jennifer Aniston confundiu uma das drags com a cantora e todo mundo achou graça.
  • Uma das músicas da trilha sonora, “Push and Pull” é cantada por Dolly Parton, Jennifer Aniston e Danielle Macdonald.

Ficha Técnica:

Elenco:
Danielle Macdonald
Jennifer Aniston
Odeya Rush
Maddie Baillio
Bex Taylor-Klaus
Luke Benward
Georgie Flores
Dove Cameron
Harold Perrineau
Kathy Najimy
Hilliary Begley
Sam Pancake
Dan Finnerty
Molly McNearney
Tian Richards
Ryan Dinning

Direção:
Anne Fletcher

História e Roteiro:
Kristin Hahn

Produção:
Mohamed AlRafi
Michael Costigan
Kristin Hahn
Trish Hofmann

Fotografia:
Elliot Davis

Trilha Sonora:
Jake Monaco

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram