Fanático (“The Fanatic”)

Uma das melhores atuações de John Travolta nos últimos anos está num de seus piores filmes também nos últimos anos. Mas vamos combinar que os últimos anos não têm sido generosos com o ator, como visto no ruim “Duro de Atuar”.

Ele é Moose, que de cara percebemos que tem certo grau de autismo, vive de bicos nas ruas de Los Angeles e é um fã obcecado do ator Hunter Dumbar (Devon Sawa, que já trabalhou com Travolta no fraco “A Vida Por Um Fio”. Após o ator tratar mal seu fã mais ferrenho, Moose começa a ter um comportamento errático escalando para destruir a vida de Dumbar, mesmo sem ter plena consciência de que é isso que ele está fazendo.

A produção nunca fica num bom patamar de narrativa, mas a verdade é que Travolta arrasa como protagonista, devendo ter estudando bastante os maneirismos e trejeitos desse tipo de autismo, pois sua interpretação é natural, fluida e sem apelação.

Só que a partir do final do segundo ato, o roteirista enlouquece e passa a tomar as decisões mais imbecis que um filme pode ter. É como se não existisse mais roteiro e cada um fizesse o que dá na telha.

Chega no clímax com um absurdo atrás do outro que fica impossível de engolir e ter mais de dois neurônios ao mesmo tempo. O final é tão inacreditavelmente ruim que consegue destruir qualquer boa cena que brotou em seu decurso.

Fanático” bem que tentou ser artístico e disruptivo, mas ao fugir do lugar comum, se deparou com um penhasco e se jogou. Umas três vezes pelo menos.

Curiosidade:

  • O diretor Fred Durst é ninguém menos que o vocalista da banda Limp Bizkit! O filme é baseado numa experiência sua onde um desses stalkers cuja roupa era parecida com a de Moose o ficava seguindo em vários lugares.
  • Há uma cena, inclusive, que se passa num carro tocando uma música do Limp Bizkit, chamada “The Truth”.
  • No aplicativo de celebridades que Moose baixa, há dois nomes de celebridades que só existem no mundo dos filmes: Jack Torrance (Jack Nicholson) de “O Iluminado” e Tylen Durden (Brad Pitt) de “Clube da Luta”. Inclusive o endereço de Torrance é o do Hotel Overlook do filme.
  • John Travolta aceitou o papel principal como uma homenagem ao seu filho autista que faleceu em 2009.
  • Para o papel Travolta usou uma peruca.
  • Moose faz várias referências à atriz Jamie Lee Curtis durante o filme. Ela e Travolta são grandes amigos e já contracenaram em “Perfeição” de 1985.

Ficha Técnica:

Elenco:
John Travolta
Devon Sawa
Ana Golja
Jacob Grodnik
James Paxton
Jeff Chase
Luis Da Silva Jr.
Jessica Uberuaga

Direção:
Fred Durst

História e Roteiro:
Fred Durst
Dave Bekerman

Produção:
Fred Durst
Oscar Generale
Daniel Grodnik
John Travolta

Fotografia:
Conrad W. Hall

Trilha Sonora:
Blvck Ceiling
Gary Hickeson
John Swihart

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + dezessete =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.