F1: O Filme (“F1: The Movie”)

Em 2022, em pleno pós-pandemia, o diretor Joseph Kosinski e Tom Cruise salvaram o cinema de Hollywood com “Top Gun – Maverick”, cuja essência tem corpo e alma nos anos 80, o que não deixa de ser uma deliciosa ironia, já que o futuro foi salvo pelo passado.

Em 2025 Kosinski quis fazer um outro Top Gun, só que dessa vez sobre rodas e no asfalto, já que os dramas e inteirações entre personagens refletem exatamente o espírito oitentista. Tudo com a mesma equipe de filmagem e equipe técnica. E funcionou!

Talvez Tom Cruise não tenha sido protagonista por já ter estrelado em 1990 “Dias de Trovão” também sobre automobilismo. Então entra em cena seu par no clássico “Entrevista com o Vampiro”, Brad Pitt, recentemente visto na Apple TV+ com “Lobos”.

Ele é Sonny, aquele estereótipo básico de corredor brilhante, mas decadente, que vive de bicos em corridas, mas nunca aceita um emprego fixo. Até que encontra seu velho amigo Ruben (Javier Bardem de “Duna”) para fazer par com o novato arrogante Joshua (Damson Idris de “Zona de Combate” no circuito de Fórmula 1. Ao aceitar, ele vai enfrentar todo o tipo de desafio.

A produção de primeiro nível tem um design impecável dentro e fora das pistas, que inclusive tem partes que foram filmadas em diversos Gran Prix de F1, onde é possível ver corredores de verdade como Hamilton, Verstappen, entre outros (e até o Thor Chris Hemsworth aparece num flash na platéia).

Só que o destaque vai mesmo para o drama pessoal dos personagens – principalmente Sonny – que inclusive desenha uma belíssima história com ninguém menos que nosso ícone Ayrton Senna (sim, preparem os corações).

Pitt faz aquele seu tipo galã problemático que praticamente o alçou a carreira desde “Lendas da Paixão” de 1994. O elenco todo tem seu espaço, o antagonista Joshua também tem um arco emocional interessante, mas é impossível não se encantar por Kerry Condon de “Mergulho Noturno” como a especialista técnica da equipe e seu apaixonante sotaque irlandês que, além de ser o interesse amoroso de Sonny, ainda traça uma boa história paralela sobre a mulher ocupando espaços até então dominados por homens.

F1 – O Filme” tem ação eletrizante, efeitos especiais à altura, mas também tem drama, lágrimas, risadas e algo que faltam a muitos filmes: propósito. Mais uma lição que uma produção com um pé nos anos 80 tem a ensinar aos novos cineastas.

Curiosidades:

  • As filmagens ocorreram nas temporadas de F1 de 2023 e 2024.
  • Brad Pitt ganhou o maior salário de sua carreira: U$ 30 milhões.
  • O carro da equipe de Sonny eram na verdade carros de Fórmula 2 customizados pela Mercedes.
  • O primeiro acidente numa corrida no filme foi feito para imitar o acidente entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg no Grande Prêmio da Espanha em 2016.
  • Sonny Hayes usa meias que não combinam, tal qual o ex-piloto Alex Wurz.
  • A sede da APEX foi feita dentro da sede da McLaren.
  • A atriz que interpreta a mãe de Joshua, Sarah Niles, é apenas 4 anos mais velha que o ator Damson Idris.

***SPOILERS – SÓ LEIA APÓS ASSISTIR AO FILME***

  • No final Sonny chega um dia antes e substitui o piloto que era para ser o seu substituto. Pelas regras da Fórmula 1, isso seria proibido. Não se substitui pilotos após a definição do grid de largada.
  • Apesar das estratégias usadas por Sonny e pela APEX parecerem inovadores, elas são tradicionalmente usadas em corridas.

Técnica:

Elenco:
Brad Pitt
Damson Idris
Javier Bardem
Kerry Condon
Tobias Menzies
Kim Bodnia
Sarah Niles
Will Merrick
Joseph Balderrama
Abdul Salis
Callie Cooke
Samson Kayo

Direção:
Joseph Kosinski

História e Roteiro:
Joseph Kosinski
Ehren Kruger

Produção:
Jerry Bruckheimer
Dede Gardner
Lewis Hamilton
Jeremy Kleiner
Joseph Kosinski
Chad Oman
Brad Pitt

Fotografia:
Claudio Miranda

Trilha Sonora:
Hans Zimmer

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − quatro =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.