O prêmio pior hype do ano já tem dono. Essa produção é tão chata que chegar até o final – que parece não terminar nunca – é um desafio hercúleo e sem recompensa, já que só faz a gente passar mais raiva.
O filme mostra a relação de dois adolescentes, Owen (Justice Smith de “Observadores”) e Maddy (Brigette Lundy-Paine de “Castelo de Vidro”), que nada tem em comum a não ser a obsessão por um seriado de TV. Ao longo dos anos estranhos acontecimentos fazem com que eles tenham uma percepção de que o seriado se conecta intrinsicamente com suas vidas de forma quase sobrenatural.
Só que não há nada de sobrenatural a não ser dois jovens com depressão que fazem do seriado um escapismo. Infelizmente o roteiro força uma barra com elementos sobrenaturais para tentar manipular o espectador a pensar que há algo mais na trama, quando na verdade é meramente um distúrbio psicológico, mas que a diretora Jane Schoenbrun não soube canalizar para uma narrativa minimamente dinâmica entre os dois protagonistas, mesmo se valendo de uma série de interessantes recursos gráficos com efeitos visuais que tentam emular essa dualidade entre realidade e imaginação.
Nada funciona. A trama anda a passos de cágado e não tem edição que dê jeito, os personagens são um porre, com Justice Smith se salvando no final, mas já depois de ter afundado junto com o filme. Aliás, como já citado, o final é do pior tipo: daquele que a gente entende e ainda assim é idiota demais.
“Eu Vi o Brilho da TV” tenta ser arte, tenta discutir os problemas da adolescência, tenta filosofar, tenta ter tensão, tenta ser suspense, mas não é nada, além de 100 minutos perdidos. É mais uma daquelas escorregadas que a prestigiada produtora A24 dá – com em “Beau Tem Medo” – quando tenta ousar tem termos de misturar arte com mainstream e acabar com nada em mãos.
Ficha Técnica:
Elenco:
Justice Smith
Brigette Lundy-Paine
Ian Foreman
Helena Howard
Lindsey Jordan
Danielle Deadwyler
Fred Durst
Conner O’Malley
Emma Portner
Madaline Riley
Amber Benson
Direção:
Jane Schoenbrun
História e Roteiro:
Jane Schoenbrun
Produção:
Ali Herting
Sam Intili
Dave McCary
Emma Stone
Sarah Winshall
Fotografia:
Eric Yue
Trilha Sonora:
Alex G