Enterrado Vivo (“Buried”, Espanha, 2010) ***NOS CINEMAS***

Enterrado Vivo” não é um filme. É uma experiência. Primeiramente para o espectador. Será que ele consegue passar 95 minutos acompanhando Paul Conroy preso dentro de um caixão tentando achar uma saída? Para quem não sabe o filme se passa inteiro dentro de um caixão (foram usados 5 modelos durante as filmagens para abranger todos os ângulos). Bem, a resposta é sim. Essa produção espanhola falada em inglês, conduzido pela boa batuta do diretor Rodrigo Cortés consegue manter um nível de agonia tal que faz o tempo passar mais rápido com bons picos de tensão. Faz a proeza de quase (digo quase) gerar uma narrativa sem parecer episódica à luz dos diversos desafios que o protagonista deve passar.

O geralmente cômico Ryan Reynolds (“A Proposta“) consegue convencer o público da seriedade do seu papel? No início é meio difícil desassociá-lo de tantas comédias românticas ou filmes de ação onde ele geralmente funciona também como alívio cômico. Mas felizmente a resposta é sim. Ele – com a ajuda de ótimos ângulos de câmera – passa todo o sentimento de desespero, medo, horror e ansiedade que o papel demanda.

Se por um lado, é proposital que a própria história se revele minimalista, escondendo boa parte de seus detalhes para a platéia, por outro, é verdade que o espectador deve sair do cinema reclamando por ter visto um desfecho – típico de filmes europeus do gênero – sem que o roteiro tenha desmembrado certos detalhes que, diga-se de passagem poderiam ser melhor explorados (inclusive uma leve insinuação de conspiração no ar). Entretanto, como já foi dito no início da crítica, “Enterrado Vivo” não é um filme, mas uma experiência. E a cobaia não é só Paul Conroy. Somos nós também.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Ryan Reynolds
Ivana Miño
Stephen Tobolowsky
Samantha Mathis
José Luis García-Pérez
Warner Loughlin
Robert Paterson

Direção:
Rodrigo Cortés

Produção:
Adrian Guerra
Peter Safran

Fotografia:
Eduard Grau

Trilha Sonora:
Victor Reyes

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram