Noah Baumbach retoma a parceria com Ben Stiller de “O Solteirão” para mais uma de suas comédias dramáticas que sempre falam de importantes passagens da nossa vida. Aqui Stiller é Josh que junto com a esposa Cornelia (Naomi Watts de “Um Santo Vizinho”) tem um casamento de longa data, mas frustrado pela falta de filhos, de emoção e pelos projetos profissionais que os afastaram. Até que aparentemente por acaso conhecem um casal bem mais jovem do que eles, Jamie e Darby (Adam Driver de “Será Que?” e Amanda Seyfried de “Um Milhão de Maneiras de Pegar da Pistola”). Juntos os quatro passam a se divertir e Josh e Cornelia parecem se sentirem jovens novamente. Até que começam a perceber que a amizade não é tão sincera quanto parece.
O diretor e roteirista tem um traçado muito coeso em sua história e toma o cuidado de não estereotipar os personagens, tornando todos multidimensionais e singulares e não caindo lugar comum do simplesmente bom o mal. E é essa complexidade que torna a produção diferenciada juntamente com a ótima química do elenco.
Todos os quatro principais exibem maneirismos peculiares sem perder o próprio jeito como artistas (reparem, por exemplo, como o personagem de Adam Driver costuma mexer os braços como uma criança ansiosa). Os toques de comédia são engraçados, porém sutis suficiente para não atrapalhar a trama principal. Destaque para o timing cômico de Ben Stiller que replica sua persona costumeira, cabendo direitinho num papel mais dramático, tal qual no excelente “A Vida Secreta de Walter Mitty”.
“Enquanto Somos Jovens” faz a proeza de retratar o conflito de gerações, ao mesmo tempo em que as aproxima. Recomendado para cinéfilos e amantes do gênero.
Ficha Técnica
Elenco:
Ben Stiller
Naomi Watts
Adam Driver
Amanda Seyfried
Charles Grodin
Dree Hemingway
Matthew Shear
Direção:
Noah Baumbach
Produção:
Noah Baumbach
Eli Bush
Scott Rudin
Lila Yacoub
Fotografia:
Sam Levy
Trilha Sonora:
James Murphy