A bela atriz Aubrey Plaza foi alçada ao sucesso pela série “Parks & Recreation” e provou deste então até as suas outras comédias, que tem um timing cômico incrível.
O problema era na hora de pegar um papel mais dramático. Parecia que não se encaixava. Até mesmo num filme de terror como o remake de “Brinquedo Assassino”, ainda deixava transparecer a sua persona mais humorista.
Mas se um dia ela foi assim, “Emily, a Criminosa” chega para provar que Plaza evoluiu muito nesse quesito. Ela é a Emily do título, toda endividada com um subemprego, conhece o estelionatário Youcef (Theo Rossi de “Teoria Mortal”) e entra no ramo de fraudes de cartão de crédito.
O roteiro é econômico, não apela para glamourização e se mantém sempre dentro de um contexto urbano e pessoal da protagonista. Os eventos que vão complicando cada vez mais a sua vida também contam a história de quem ela é e do seu passado.
Com tudo centralizado em Emily, a atuação de Aubrey Plaza seria a chave do sucesso ou do fracasso da história. E ela manda muito bem, formando para si um personagem cheio de nuances, entre a humildade e a agressividade, a esperança de um momento melhor e de quem apanhou bastante da vida, Emily é aquela criminosa que existe no alter ego do espectador, cansada de jogar certo e dar errado.
Longe de passar a mensagem que o crime compensa, a produção foca em o quanto se perde em alguns aspectos quando se quer ganhar em outros de forma ilegal.
O personagem de Theo Rossi forma o contraponto perfeito na jornada de Emily que vai de dominada a dominante num jogo onde nenhum dos lados tem moral ou ética.
O desfecho faz uma rima meio óbvia com o primeiro ato, mas também dá tempo ao espectador de se colocar no lugar da protagonista e absorver tudo o que aconteceu.
“Emily, a Criminosa” é um drama de crime e suspense que tem em Aubrey Plaza o grande trunfo e que faz suas ações serem críveis, deixando o público entrar em sua mente rumo a um ótimo arco de história.
Ficha Técnica:
Elenco:
Aubrey Plaza
Theo Rossi
Megalyn Echikunwoke
Gina Gershon
Bernardo Badillo
Janice Sonia Lee
Wesley Han
Brandon Sklenar
Ben Rodgers
Ricarlo Flanagan
Amje Elharden
Jonathan Avigdori
Lamar Usher
Tomas Pais
Kimiko Singer
Sheila Korsi
Direção:
John Patton Ford
História e Roteiro:
John Patton Ford
Produção:
Tyler Davidson
Drew Sykes
Fotografia:
Jeff Bierman
Trilha Sonora:
Nathan Halpern