Esse é tipo aqueles suspenses policiais meia boca que passavam no Supercine, extinto programa da Globo no sábado depois da novela das 20h. Guy Pearce de “A Máquina Infernal” é o professor Evan que, por uma evidência circunstancial, torna-se o principal suspeito do desaparecimento de uma aluna (Odeya Rush de “Fofinha”) e alvo do agente Malloy (Pierce Brosnan de “Ensina-me o Amor”).
Ainda há um agravante: Evan tem lapsos de memória frequentes e por muitas vezes esquece de situações inteiras, o que pode ser crucial na investigação. Não deixa de ser interessante o fato de que esta é a segunda vez que Pearce interpreta alguém com perda de memória, sendo que a primeira foi “Amnésia”, clássico de 2000 de Christopher Nolan e o filme que praticamente colocou Pearce nos holofotes de Hollywood.
Entretanto, ao contrário de Nolan, o desconhecido diretor Simon Kaijser não soube aproveitar nem um pouco essa situação, ou melhor não aproveitou quase nenhuma das boas oportunidades que a história poderia lhe ter dado, até porque veio do livro homônimo de George Harrar, o qual torcemos ser mais bem escrito que este roteiro.
Primeiramente o protagonista dificulta a investigação desnecessariamente, só para tentar manipular o espectador, fazendo-o crer numa possível culpa de Evan. Pelo menos boa parte dos primeiros dois atos seria poupado se ele tivesse cooperado.
Eis que vamos para a tal perda de memória: é inacreditável que ninguém, nem a esposa, nem a polícia, nem ele próprio, tenha ido a um médico investigar seu problema que, segundo consta, já vinha acontecendo há anos e ainda foi responsável por outro problema no passado.
O grande acerto da produção foi ter equilibrado o suspense com o drama familiar. Se o suspense é capenga, todo o contexto que ele passa com a esposa (Minnie Driver de “Uma Idéia de Você”) e filhos sobre traição e confiança traz uma boa dose emotiva e salva o filme de um desastre total.
O desfecho ensaia duas reviravoltas, mas faltou intensidade e uma construção narrativa que as justificasse. Valeu a tentativa, de qualquer maneira.
“Em Busca da Verdade” tem objetivos pretensiosos de ser cheios de plot twists, mas se embanana todo no processo, bagunça a trama e só entrega o drama.
Ficha Técnica:
Elenco:
Guy Pearce
Pierce Brosnan
Minnie Driver
Alexandra Shipp
Odeya Rush
Jamie Kennedy
Clark Gregg
Sean Blakemore
Eliza Pryor
Direção:
Simon Kaijser
História e Roteiro:
Matthew Aldrich
Produção:
Keith Arnold
Ellen S. Wander
Fotografia:
Polly Morgan
Trilha Sonora:
Jean-Paul Wall