No velho oeste, Natalie Portman (“Jackie”) é Jane e vê seu mundo cair quando seu marido Bill (Noah Emmerich de “Laços de Sangue”) chega quase morto depois de um tiroteio com o bando do seu ex patrão e criminoso Bishop (Ewan McGregor de “T2: Trainspotting”). Como ela sabe que Bishop irá perseguí-los, pede ajuda ao ex-noivo Dan (Joel Edgerton de “Bright”) que guarda muita mágoa da separação, mas ainda assim, aceita defender sua propriedade do vilão e seus capangas.
O filme de Gavin O’Connor (do ótimo “O Contador”) é um western bem habitual com poucas surpresas, mas que no seu auge, mostra cenas de violência gráficas ótimas e assertivas para o tema. O conflito final e a própria química entre os antagonistas garantem um duelo com torcida do espectador.
Só que a melhor história é justamente a menos contada: como Jane e Dan se separaram. Ela é passada em flashbacks e é suficiente para que o público entenda. Entretanto sua carga dramática é muito maior do que a linha narrativa do presente, ocorrendo um desequilíbrio no ritmo. Acaba que a gente fica querendo se aprofundar na história dos dois, mas roteiro e diretor nos negam os meandros e detalhes da história. Talvez uma abordagem inversa fizesse toda a diferença.
Portman e Edgerton tem performances sempre na medida (Edgerton inclusive surpreende a cada filme), enquanto Ewan McGregor parece um pouquinho maquiado demais e exagerado demais para um bandido, fazendo um personagem clichê, mas que funciona na composição com os demais.
“Em Busca de Justiça” é um bom passatempo que resgata a torcida dos mocinhos em detrimento aos bandidos, mesmo que não fuja dos lugares comuns. Ah, e Rodrigo Santoro faz uma ponta.
Curiosidade:
– Entre o término das filmagens e sua estréia no cinema, demorou 3 anos, devido a diversos problemas de distribuição.
Ficha Técnica
Elenco:
Natalie Portman
Joel Edgerton
Ewan McGregor
Noah Emmerich
Boyd Holbrook
Rodrigo Santoro
James Burnett
Sam Quinn
Maisie McMaster
Jenny Gabrielle
Alex Manette
Direção:
Gavin O’Connor
Produção:
Terry Dougas
Aleen Keshishian
Scott LaStaiti
Natalie Portman
Mary Regency Boies
Zack Schiller
Scott Steindorff
Fotografia:
Mandy Walker
Trilha Sonora:
Marcello De Francisci
Lisa Gerrard