Elysium

A temática da segregação deve ser algo forte para o cineasta sul africano Neill Blomkamp, o que não é a toa visto seu berço de origem. Após o sensacional “Distrito 9”, ele volta a abordar o tema, só que dessa vez, num script mais burocrático, típico de Hollywood.

No futuro, a Terra virou uma grande favela e o mais ricos foram morar numa imensa estação espacial chamada Elysium, como se fosse um condomínio fechado de luxo. Só que com a tecnologia de lá, cada casa tem uma câmara capaz de curar qualquer doença e estender a vida desses milionários quase que eternamente, o que vira alvo de várias tentativas frustradas de se chegar lá clandestinamente, devido à chefe de segurança Delacourt (Jodie Foster de “O Deus da Carnificina”).

Enquanto isso, lá embaixo, o jovem Max (Matt Damon de “Compramos um Zoológico”) sofre um acidente radioativo que o dá apenas cinco dias de vida e ele fará de tudo para subir ilegalmente em Elysium, mesmo que para isso tenha que se meter com o mafioso Spider (o brasileiríssimo Wagner Moura de “A Busca”).

Tecnicamente a produção é impecável, desde efeitos especiais que superam qualquer expectativa, até um ótimo design de produção que contrasta a Terra com Elysium, explorado com maestria pela fotografia de Trent Opaloch, parceiro do diretor que vez o mesmo excelente trabalho em “Distrito 9”. A parafernália técnica permite uma boa dose de violência explícita que até surpreende pelos padrões conservadores de Hollywood, como na cena em que um personagem tem o rosto destroçado por uma granada.

Sem grandes destaques, com exceção da imensa e patriótica satisfação de ver Wagner Moura interpretando tão bem um papel tão relevante, o elenco está correto e – com a graça Divina – o roteiro não contém aquele tipo de piadinha que comprometeria a seriedade da trama. Outro ponto positivo é que não há muito espaço para diálogos morosos, dando ao filme, uma atmosfera de ação que prende o espectador pelas quase duas horas de projeção.

Elysium” está um pouco longe de ser um primor do gênero, mas entrega exatamente o que promete: ações em doses cavalares sem ser engraçadinho ou prolixo. Merece a ida ao cinema.

Ficha Técnica

Elenco:
Matt Damon
Jodie Foster
Sharlto Copley
Alice Braga
Diego Luna
Wagner Moura
William Fichtner
Brandon Auret
Josh Blacker
Emma Tremblay
Jose Pablo Cantillo
Maxwell Perry Cotton
Faran Tahir

Direção:
Neill Blomkamp

Produção:
Simon Kinberg

Fotografia:
Trent Opaloch

Trilha Sonora:
Ryan Amon

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram