Baseado no documentário homônimo que o próprio diretor Dan Krauss fez 6 anos antes sobre o psicológico dos soldados que foram para a Guerra contra o terrorismo no Afeganistão sob a visão de um jovem soldado que entra num grupo cujo sargento mata afegãos inocentes pelo ódio e preconceito que ele e seu time tem do suposto inimigo.
A produção é essa exata história onde Nat Wolff de “Batalha Incerta” é o jovem Andrew que foi para o Afeganistão fazer a diferença e caiu no time do Sargento Deeks (Alexander Skarsgård de “Guerra Contra Todos”) que incita violência e preconceito contra os afegãos em geral e destrói aqueles que se viram contra ele física e psicologicamente.
Um dos grandes papéis de Skarsgård, Deeks tem muitas camadas e até mesmo seu ódio tem uma justificativa que faz todo sentido para ele e que deixa o espectador talvez no mesmo dilema de Andrew.
O problema está justamente com Andrew, ou melhor, com a escalação de Wolff. Cheio de maneirismos, ele não soube conduzir uma jornada emocional para seu personagem, revezando entre uma passividade sonolenta e surtos de ansiedade num claro exagero que algumas vezes beira o caricatural.
Não ajuda o fato de que os coadjuvantes também tem essa verve de novatos que ainda precisariam de muito treino para sair de atuações óbvias, o que no contraponto, destaca ainda mais o belíssimo trabalho de Alexander Skarsgård.
Ótima fotografia de Stéphane Fontaine (“Elle”), um design de produção de primeira linha e ótimos elementos técnicos como cenografia, figurino e edição são os demais destaques.
“Dilemas de Guerra” passa a mensagem desejada, inclusive forma uma interessante reflexão no público sobre a guerra e seus métodos, mas tem um protagonista fraco que acaba prejudicando toda a cadeia narrativa.
Ficha Técnica
Elenco:
Nat Wolff
Alexander Skarsgård
Adam Long
Jonathan Whitesell
Brian Marc
Osy Ikhile
Rob Morrow
Anna Francolini
Elham Ehsas
Tunji Kasim
Zackary Momoh
Taz Yassin
Adam James
Steven Jeram
Ian Attard
Direção:
Dan Krauss
Produção:
Marty Bowen
Wyck Godfrey
Adrián Guerra
Isaac Klausner
Fotografia:
Stéphane Fontaine
Trilha Sonora:
Zacarías M. de la Riva