Às vezes saber quando tirar o time de campo é uma virtude. Depois de ter dirigido filmes fracos como “Fim dos Tempos” e “O Último Mestre do Ar“, M. Night Shyamalan que já foi tido como rei do suspense após “Sexto Sentido“, preferiu ficar apenas como roteirista e produtor. Abriu a produtora Night Chronicles e escreveu vários contos para dar nas mãos de jovens diretores talentosos. E acertou em cheio logo no primeiro.
Pegou John Erick Dowdle, responsável por “Quarentena” para dirigir esse terror sobre cinco pessoas presas num elevador. Uma delas é o demônio. E vai matar quem se meter no caminho. Pode parecer simples, mas Shyamalan imprime uma verdadeira caça ao, digamos, suspeito, promovida pelo policial atormentado alçado a herói Detetive Bowden (Chris Messina de “Julie & Julia“). O roteiro espalha várias pistas só para, no final, a gente descobrir a grande reviravolta, mesmo que o espectador tenha que engolir alguns pequenos furos na narrativa.
Além da trama competente que nos prende no elevador (sem trocadilhos), os aspectos técnicos foram muito bem trabalhados. Desde a trilha sonora que premedita a tragédia do ótimo Fernando Velázquez (“O Orfanato“), a qual também lembra muito o perfeito “A Origem“, até a fotografia apavorante Tak Fujimoto que já trabalhou com Shyamalan em “Fim dos Tempos“. Destaque para o início mostrando de forma original a cidade de cabeça pra baixo e focando numa ponte que faz referência a uma cruz invertida. A montagem muito bem elaborada vai fazer a platéia dar alguns pulos de susto. E ainda acertam na revelação e aparição do demônio. Dura o tempo exato pra não se tornar caricato. E ainda tem a reviravolta da reviravolta.
“Demônio” é a prova cabal de que um filme de terror não precisa de nada tão superlativo para ser excelente. Apenas de uma história bem contada, personagens e situações críveis, produção bem cuidada… e é claro, um M. Night Shyamalan escrevendo também ajuda.
[rating:4]
Ficha Técnica
Elenco:
Chris Messina
Logan Marshall-Green
Jenny O’Hara
Bojana Novakovic
Bokeem Woodbine
Geoffrey Arend
Jacob Vargas
Matt Craven
Joshua Peace
Direção:
John E. Dowdle
Produção:
Sam Mercer
M. Night Shyamalan
Fotografia:
Tak Fujimoto
Trilha Sonora:
Fernando Velázquez