De Volta ao Jogo (“John Wick”)

https://www.youtube.com/watch?v=totYtvtBnpo

– Sabe qual o apelido de John Wick?
– Qual é?
– Bicho Papão.
– Porque? Ele é um Bicho Papão?
– Não meu filho. Porque ele é quem a gente contrata quando queremos matar o Bicho Papão.

Esse é o tipo de diálogo que diz muito sobre “De Volta ao Jogo”: aquele filme de ação do subgênero “exército de um homem só” com tantos toques humorísticos que quase o descaracteriza. Keanu Reeves, que já interpretou Neo em “Matrix”, Neo em “Constantine”, o Neo ET em “O Dia que a Terra Parou” e mais recentemente interpretou a versão samurai de Neo em “47 Ronins”, volta aqui como o Neo ex agente da máfia chamado John Wick.

Depois que ele perde a mulher para uma doença fatal, fica despedaçado e tem como único vínculo emocional um cachorro de estimação. Até que bandidos da máfia russa invadem a sua casa, matam seu cachorro e roubam o seu carro. Então ele volta à ativa matando todo mundo por vingança.

Não é coincidência que seus realizadores sejam também parte da equipe de Matrix, pois grande parte da ação se dá com coreografias muito bem elaboradas, além de efeitos especiais que explicitam a violência e fazem a alegria do espectador.

A produção tem dois grandes méritos: o primeiro é que mesmo com o nível de atuação de Reeves (o Cigano Igor de Hollywood), o filme consegue fazer o público engolir que um cachorro seria um vínculo emocional suficiente para desencadear toda essa matança; o segundo é o interessante universo de matadores profissionais estabelecido na trama com direito a um hotel exclusivo para hospedá-los e com regras nada ortodoxas.

Por outro lado, as piadas, apesar de funcionarem melhor que a média do gênero, quebram muito da tensão e urgência que a narrativa necessita para decolar. Além disso, o roteiro escorrega feio em momentos decisivos como no primeiro encontro de John com seu algoz, onde ele poderia rapidamente dar conta do recardo, mas praticamente o deixa escapar como se soubesse que o filme deve demorar seus 100 minutos; ou então na perseguição de carro final e na última luta onde as atitudes do vilão principal e do protagonista em alguns momentos fazem pouco ou nenhum sentido (deixo assim para não gerar spoilers).

Por essas e outras “De Volta ao Jogo” se junta à massa de ação que oferece um passatempo razoável e faz volume nas estreias de cinema, com pelo menos alguns bons momentos.

Ficha Técnica

Elenco:
Keanu Reeves
Michael Nyqvist
Alfie Allen
Willem Dafoe
Dean Winters
Adrianne Palicki
Omer Barnea
Toby Leonard Moore
Daniel Bernhardt
Bridget Moynahan
John Leguizamo
Ian McShane
Bridget Regan
Lance Reddick

Direção:
Chad Stahelski
David Leitch

Produção:
Basil Iwanyk
David Leitch
Eva Longoria
Chad Stahelski
Mike Witherill

Fotografia:
Jonathan Sela

Trilha Sonora:
Tyler Bates
Joel J. Richard

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram