Não deixa de ser interessante que o filme que traz Cameron Diaz de volta à ação nos cinemas após um hiato de 11 anos se chama, ele mesmo, “De Volta à Ação”. Coincidência ou não, agora ela contracena com seu parceiro de seu último filme, “Annie”, Jamie Foxx.
Dito isso vamos ao que interessa: a produção é uma espécie de “Pequenos Espiões” só que pelo ponto de vista dos pais. Diaz e Foxx são o casal Emily e Matt, agentes da CIA que, depois de uma missão malsucedida, decidem sumir do mapa e constituir família. Já com seus dois filhos adolescentes, eis que eles são descobertos e devem escapar com vida e ainda desbaratar uma quadrilha internacional.
O diretor Seth Gordon de “Cidade Perdida“, calejado em comédias, mas também com resultados irregulares, faz o puro suco do entretenimento, com toda a previsibilidade do mundo, mas ao mesmo tempo com boas cenas cômicas ou de ação que não ofendem a inteligência do espectador e ainda com absurdos que se encaixam no contexto da narrativa.
Cameron Diaz é daquelas atrizes que sempre estão bem no modo comédia e divide a cena com um Jamie Foxx que já sabe muito bem como essa engrenagem funciona, com boa parte das piadas funcionando. Se o elenco mirim não ajuda tanto, também não atrapalha. E como sempre tem os coadjuvantes de luxo que combinaram com os protagonistas e com o diretor de não se levarem a sério.
O design de produção é regular, pois provavelmente gastaram mais com a dupla principal do que com outras aspectos técnicos e então o cinéfilo mais exigente vai ser obrigado a ver efeitos especiais apenas OK, e uma ou outra cena onde fica escancarado o uso de dublê (principalmente de Foxx).
“De Volta à Ação” foi o veículo seguro para volta de Cameron Diaz sem vexame, mas também não passa de uma boa Sessão da Tarde, esquecível no dia seguinte.
Curiosidades:
- Durante as filmagens, Jamie Foxx teve um aneurisma e quase morreu. Ficou cheio de sequelas motoras e cognitivas, mas em poucas semanas estava 100% recuperado, o que foi considerado um milagre pelos médicos.
- Apesar de serem um casal na tela, os protagonistas não se beijam em nenhum momento.
- Há uma cena em que eles são chamados de Boomers. Foxx é de 67 e Diaz de 72, isto é, são da geração X.
Ficha Técnica:
Elenco:
Jamie Foxx
Cameron Diaz
McKenna Roberts
Rylan Jackson
Kyle Chandler
Glenn Close
Jamie Demetriou
Andrew Scott
Fola Evans-Akingbola
Robert Besta
Bashir Salahuddin
Tom Brittney
Ben VanderMey
Jude Mack
Direção:
Seth Gordon
História e Roteiro:
Seth Gordon
Brendan O’Brien
Lillian Yu
Produção:
Beau Bauman
Peter Chernin
Seth Gordon
Sharla Sumpter Bridgett
Jenno Topping
Fotografia:
Ken Seng
Trilha Sonora:
Christopher Lennertz