https://www.youtube.com/watch?v=7De8QBcFs9Y
Depois de 19 anos, Clint Eastwood (“Gran Torino”) volta a atuar num filme que não dirigiu. Ele é Gus, um olheiro que contrata potenciais estrelas do beisebol. Perigando perder seu emprego para um arrogante executivo mais novo que trabalha mais com estatísticas do que nos gramados, ele, ainda por cima, começa a perder a visão. Para ajudar o pai ausente, sua filha Mickey (Amy Adams de “Ela“) viaja com ele a contragosto para examinar um candidato à esportista e lá tentam acertar as diferenças.
A estréia de Robert Lorenz na direção, parceiro de Eastwood como diretor de segunda unidade em vários de seus filmes é morna. Ele usa todos os clichês dramáticos disponíveis – pai ausente, mulher emocionalmente indisponível, jovem novo na área que pode balançar o coração da filha (no caso Justin Timberlake de “Aposta Máxima”) – quase como se tivesse o manual de situações do gênero, o que deixa espaço para uma enorme faixa de previsibilidade. Assim não vai ser surpresa se o espectador acertar como vai ser o final logo na primeira meia hora de filme. Até as cenas românticas batidas do banho no lago gelado à noite ou da dança forçadíssima por alguém cantando estão presente.
Um detalhe interessante na trama é que ela funciona como contraponto para outro filme de beisebol feito um pouco antes, “O Homem que Mudou o Jogo” com Brad Pitt, onde a tecnologia era a mocinha e não a vilã como se mostra aqui.
Eastwood volta a retratar os problemas da idade avançada dignamente e o resto do elenco está no mínimo correto. Mesmo previsível, destaque para o último ato onde o público percebe que mesmo com tantos lugares comuns, os personagens ainda cativam e emocionam. E é justamente por isso que “Curvas da Vida” ainda tem seu lugar ao sol como um drama mediano que ao fim dá resultado.
Ficha Técnica
Elenco:
Clint Eastwood
Amy Adams
Justin Timberlake
Matthew Lillard
Robert Patrick
John Goodman
Chelcie Ross
Raymond Anthony Thomas
Ed Lauter
Clifton Guterman
George Wyner
Bob Gunton
Jack Gilpin
Nathan Wright
Scott Eastwood
Matt Bush
Direção:
Robert Lorenz
Produção:
Clint Eastwood
Robert Lorenz
Michele Weisler
Fotografia:
Tom Stern
Trilha Sonora:
Marco Beltrami