Crônicas de Natal: Parte Dois (“The Christmas Chronicles: Part Two”)

Como o diretor Clay Kaytis estava com agenda indisponível, o produtor do primeiro “Crônicas de Natal” Chris Columbus assumiu a cadeira. É algo digno de nota, pois Columbus dirigiu um dos maiores sucessos de Natal de todos os tempos, o atemporal “Esqueceram de Mim” de 1990 e sua continuação 2 anos depois, além de ter comandado o próprio filme da franquia Harry Potter com “A Pedra Filosofal”. Só isso é motivo suficiente para assistir a continuação que nem é melhor que o primeiro, mas há algumas ótimas referências.

O filme se passa 2 anos depois quando a mãe de Darby e Teddy arranjou um novo namorado (Tyrese Gibson da franquia “Velozes e Furiosos”), o que provocou uma indignação por achar um desrespeito à memória do falecido pai.

Nesse meio tempo, um ex-elfo do Papai Noel chamado Belsnickel (Julian Dennison de “Godzilla vs. Kong”) quer tomar o pólo Norte e para isso vai se utilizar de Darby e seu novo amigo Jack (Jahzir Bruno de “Convenção das Bruxas”).

Esta continuação tem a vantagem de ter uma abordagem narrativa completamente diferente do primeiro, contando uma história original e independente, onde os vínculos dos personagens continuam fortes e dão um toque especial de carisma.

Já a desvantagem é que o apelo é bem menor, visto que no primeiro a jornada emocional dos personagens após a perda do pai é muito mais relevante do que a discussão sobre a mãe deles tocar a vida. Tanto é que a melhor parte do filme- a sequência do aeroporto – é o grande vínculo emocional com a primeira parte (inclusive se torna quase obrigatório o espectador ter visto o antecessor).

A partir do segundo ato, a trama se divide em duas, uma com o Papai Noel e Darby (mais forte) e a outra com a Mamãe Noel e Jack (mais fraca), com o destaque que aqui Goldie Hawn, esposa de Kurt Russel, aparece pra valer, enquanto no primeiro foi apenas na cena pós-créditos.

Os efeitos especiais são excelentes e o ritmo contagia, com direito a outro número musical. O desfecho é bem bonito, mas sem a carga emocional do primeiro e, não sei porque, os últimos minutos passaram se arrastando com uma cantoria que não acabava.

Crônicas de Natal Parte Dois” tem ótimas sacadas e momentos sacais, mas rende muito bem, principalmente para quem curte um bom filme natalino com gostinho de anos 90.

Curiosidades:

  • Kurt Russel tem um relacionamento com Goldie Hawn há 23 anos com filhos e netos, mas nunca foram casados no papel.
  • A cena em que uma mulher reclama do vôo atrasado no aeroporto é uma homenagem a “Esqueceram de Mim” onde a mãe de Kevin fazia uma reclamação semelhante.
  • Marca registrada do diretor Chris Columbus: ter uma cena onde passe na TV o clássico “A Felicidade Não se Compra“. Neste filme, ele passa na casa do Papai Noel e está dublado em élfico. Em “Esqueceram de mim“, o filme passa em francês quando a família de Kevin está em Paris e na parte 2 passa em espanhol.
  • Para criar a língua élfica, foi preciso um consultor de línguas construir todo o vocabulário.
  • Acredita-se que a Estrela de Belém, quando vista e descrita na Bíblia, na verdade era a conjunção de Jupiter com Saturno. Essa conjunção aconteceu novamente em 21 de dezembro de 2020, que é exatamente no dia em que o filme se passa.
  • Na poção de Mamãe Noel ela pede um ingrediente chamado “Cornish pixies” (algo como duentes da cornuália). Esse ingrediente também aparece em “Harry Potter e a Câmara Secreta” de 2003 também dirigido por Columbus.
  • A atriz e cantora Darlene Love canta a música do filme. Ela também cantou em “Esqueceram de Mim 2”, também do mesmo diretor.
  • Quando os elfos estão enfeitiçados, aparece no cinema da vila de Natal o filme “Papai Noel às Avessas”. Quando eles voltam ao normal, o filme que está passando é “Um Duente em Nova York”.

Ficha Técnica:

Elenco:
Kurt Russell
Goldie Hawn
Darby Camp
Julian Dennison
Jahzir Bruno
Darlene Love
Tyrese Gibson
Sunny Suljic
Judah Lewis
Kimberly Williams-Paisley
Patrick Gallagher
Malcolm McDowell

Direção:
Chris Columbus

História e Roteiro:
Matt Lieberman
Chris Columbus

Produção:
Michael Barnathan
Chris Columbus
Mark Radcliffe
Kurt Russell

Fotografia:
Don Burgess

Trilha Sonora:
Christophe Beck

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram