Criaturas do Senhor (“God’s Creatures”)

A volta de um jovem filho de uma família tradicional numa comunidade pesqueira na Irlanda muda a dinâmica da família e de seu entorno.

É um suspense dramático com o subgênero em que um elemento de uma índole agora desconhecida começa a provocar, digamos, estragos no relacionamento entre as pessoas.

Os dois personagens principais são interpretados por dois gigantes atualmente: Paul Mescal já havia feito uma performance digna de indicação ao Oscar com “Aftersun” e é o tal jovem Brian que retorna à comunidade depois de anos supostamente na Austrália; enquanto Emily Watson de “A Noite da Realeza” brilha como Aileen, devotada mãe de Brian que, de início não consegue enxergar os defeitos do filho, inclusive ajudando-o em esquemas questionáveis, até que um determinado fato ocorra.

Um dos pontos chave da narrativa é a trilha sonora da dupla Danny Bensi e Saunder Jurriaans de “A Vigilante”, pois parece ter sido tirada de um dos filmes de terror da produtora A24, a mesma que produz esse filme, e deixa no espectador um constante incômodo e tensão de que alguma coisa está errada, mesmo que ainda não tenha acontecido nada de muito relevante. Até acontecer.

O roteiro tanta abraçar vários temas polêmicos: relação mãe e filho, tradição machista, assédio, misoginia, entre outros. Talvez o maior problema é que as diretoras Saela Davis e Anna Rose Holmer não conseguem definir uma linha narrativa e tentam abarcar todos aqueles temas no mesmo desenvolvimento, atirando para todos os lados e não funciona.

Chega-se no último ato com a impressão de um espalhamento narrativo onde tudo se dilui. Até mesmo os personagens ficam deslocados como num revezamento entre quem seria realmente relevante para a narrativa. Tanto que o desfecho fica esquisito pelo foco que dá, sem necessariamente haver um fechamento mais digno para pelo menos para os protagonistas.

Criaturas do Senhor” começa cheio de expectativas, tem atuações principais brilhantes, mas se perde ao tentar discutir muitos temas polêmicos de uma só vez, passando por todos apenas superficialmente.

Ficha Técnica:

Elenco:
Emily Watson
Paul Mescal
Aisling Franciosi
Declan Conlon
Marion O’Dwyer
Toni O’Rourke
Brendan McCormack
Isabelle Connolly

Direção:
Saela Davis
Anna Rose Holmer

História e Roteiro:
Fodhla Cronin O’Reilly
Shane Crowley

Produção:
Fodhla Cronin O’Reilly

Fotografia:
Chayse Irvin

Trilha Sonora:
Danny Bensi
Saunder Jurriaans

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram