Corra que a Polícia Vem Aí! (“The Naked Gun”)

Tanto quanto trazer de volta uma das franquias mais queridas das décadas de 80 e 90, Hollywood também abre a porta novamente para o subgênero comédia besteirol.

Na década de 80 houve uma série que durou apenas 6 episódios chamada “Esquadrão de Polícia” com o impagável Leslie Nielsen no papel principal do inspetor Frank Drebin, que nunca sabia o que estava fazendo, mas sempre acabava resolvendo os crimes entre piadas de todos os tipos e calões. Em 1988 os irmãos Zucker, especialistas em humor, transformaram a série num filme, o sensacional “Corra que a Polícia Vem aí” que ainda teve mais duas continuações.

Quase 40 anos depois, quem pega o bastão é – pasme – Liam Neeson (“A Chamada”) como o Frank Drebin Jr. que agora segue o legado do pai com seu parceiro Ed (Paul Walter Hauser, o Toupeira de “Quarteto Fantástico”). Drebin Jr. precisa desvendar a conexão entre um roubo de bancos, um aparente suicídio e uma empresa de inovação comandada pelo óbvio vilão Cane (Danny Huston de “O Corvo”). Para complicar, ele ainda conhece a irmã do falecido, a misteriosa Beth (Pamela Anderson, ícone de “SOS Malibu”).

Dirigido por Akiva Schaffer do excelente “Tico e Teco – Defensores da Lei”, ele segue o estilo da série original com bem menos piadas politicamente incorretas (tem duas ótimas, uma sendo com OJ Simpson que atuou na franquia), mas consegue variar entre o humor sofisticado e o tosco com as famosas gags físicas e diálogos absurdos, incluindo piadas que são homenagens ao que já havia sido feita na franquia.

Mesmo sendo engraçado a maior parte do tempo e prestando muitas referências ao si mesmo no passado, a maior diferença ainda está no protagonista: Leslie Nielsen conseguiu se desconstruir no ponto em que seu personagem era um completo imbecil (no melhor dos sentidos), ficando nítido que ele não fazia a menor idéia do que estava fazendo.

Já Liam Neeson ainda não chegou lá (foi quase), pois seu Frank Drebin Jr, ainda parece guardar certa autoridade que o próprio ator exala, mas talvez isso seja uma questão de prática, já que muito provavelmente veremos mais filmes da franquia, agora que ela voltou para os trilhos. As piadas vão inclusive até os créditos finais e quem ficar sentado vai se deliciar.

Corra que a Polícia Veio Aí” poderia se beneficiar com mais referências pop, mas preferiu reiniciar em seu próprio mundo com muito bom humor sem atravessar muito a linha do politicamente correto e colocando um ator de peso como Liam Neeson para dar mais credibilidade, mesmo que ainda falte um pouco para chegar no ponto certo de seu personagem. É como diz a máxima: primeiro a gente começa e depois a gente melhora.

Curiosidades:

  • Este filme e o primeiro filme da franquia tem exatamente o mesmo tempo de duração (85 minutos).
  • A série “Esquadrão de Polícia” só chegou ao Brasil em VHS após o sucesso de “Corra que a Polícia vem Aí” de 1988, mesmo tendo sido produzida bem antes, em 1982.
  • Nas filmagens Liam Neeson estava com 72 anos, enquanto Leslie Nielsen fez sua última aparição como Frank Drebin em Corra que a Polícia Vem aí 33 e 1/3” com 65 anos.
  • Liam Neeson e Leslie Nielsen tem as mesmas iniciais. Inclusive quando Leslie Nielsen faleceu em 2010, alguns veículos de comunicação noticiaram a morte de Liam Neeson por engano.
  • A cena pós créditos da sirene do carro era a abertura dos filmes da franquia antiga.
  • Há uma rápida participação do músico cômico Weird Al’ Yankovic e de Priscilla Presley (interesse amoroso de Frank Drebin na antiga franquia). Sendo assim, eles são os únicos personagens que já aparecem em todos os 4 filmes da franquia até então. E tem mais:

***SPOILER – SÓ LEIA APÓS ASSISTIR AO FILME***

  • No filme Frank Drebin Jr é viúvo com a esposa tendo morrido num acidente e acaba se apaixonando por Beth. Na vida real Liam Neeson é viúvo, tendo a esposa, a também atriz Natasha Richardson, morrido num acidente (de esqui) em 2009 a acabou se apaixonando por Pamela Anderson formando o novo casal de Hollywood (sic).
  • A cena pós créditos onde todo mundo congela, menos Frank e Drebin é uma homenagem à maneira que terminava todos os 6 episódios da série “Esquadrão de Polícia”.

Ficha Técnica:

Elenco:
Liam Neeson
Pamela Anderson
Paul Walter Hauser
Danny Huston
Kevin Durand
Liza Koshy
Eddie Yu
Michael Beasley
Moses Jones
Chase Steven Anderson
Cody Rhodes
Busta Rhymes
Eddie DuPriest
Jon Anik
Michael Bisping
Bruce Buffer
‘Weird Al’ Yankovic
Priscilla Presley

Direção:
Akiva Schaffer

História e Roteiro:
Dan Gregor
Doug Mand
Akiva Schaffer

Produção:
Erica Huggins
Seth MacFarlane

Fotografia:
Brandon Trost

Trilha Sonora:
Lorne Balfe

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + oito =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.