Convite Maldito (“The Invitation”)

O filme se salva justamente pelo segredo que guarda.

A linda Nathalie Emmanuel de “O Último Trem Para o Natal” é Evie, uma jovem americana que faz um teste de DNA para saber sua árvore genealógica e descobre que tem uma família britânica riquíssima cujo primo de sei lá qual grau a convida para viajar e conhecer a todos, aproveitando um tal casamento que vai acontecer na mansão deles. Como de graça até ônibus errado, ela embarca nessa e já lá na casa, começa a descobrir uma conspiração gótica que pode por sua vida em risco.

O desenvolvimento vai meio que no automático: o espectador sabe que há algo errado, os sustos vão se amontoando do jeitinho dos genéricos de terror, mortes aqui e ali que poderiam ser melhor exploradas, mas aparentemente a prioridade é manter a censura baixa e assim não agradar aos fãs de tripas e sangue.

Até que, e aí está a sacada, no fim do segundo ato se revela a natureza da tal ameaça. E talvez pelo público estar, digamos, familiarizados com essa natureza, é que torna a produção mais interessante. Tanto que daí para frente o filme muda um pouco seu tom sombrio para um aventuresco soturno, mas continua caindo nos clichês do gênero (inclusive dos personagens que prometem ajudar, mas acabam traindo a protagonista).

Tanto que no desfecho há uma cena que chega a ser até meio engraçada – equivocadamente – e tira toda construção de medo que o filme trouxe.

De qualquer forma, dá para afirmar que “Convite Maldito” tem a surpresa certa na hora certa com bons sustos, boas doses de ação, uma boa protagonista, mas recai nos clichês de sempre e às vezes se desvia da sua essência para agradar quem não deveria.

Curiosidades:

  • O carro em que a protagonista chega na mansão tem a direção do lado esquerdo, o que está errado já que ela está na Inglaterra onde os carros tem a direção do lado direito.

***SPOILERS – SÓ LEIA APÓS TER VISTO O FILME***

  • Walter De Ville é vagamente baseado em Drácula de Bram Stocker.
  • De Ville, sobrenome do dono da mansão se aproxima de Devil que é basicamente Mau ou Demônio em inglês.
  • O nome da propriedade onde se passa o filme é New Carfax Abbey que é uma referência a Carfax Abbey, nome da propriedade que o Conde Drácula adquire no livro.
  • O nome do casal que captura Evie novamente é Jonathan e Mina Harker, que são personagens importantes no livro de Drácula.

Ficha Técnica:

Elenco:
Nathalie Emmanuel
Thomas Doherty
Sean Pertwee
Hugh Skinner
Carol Ann Crawford
Alana Boden
Stephanie Corneliussen
Tian Chaudhry
Courtney Taylor
Scott Alexander Young

Direção:
Jessica M. Thompson

Roteiro:
Blair Butler

Produção:
Emile Gladstone

Fotografia:
Autumn Eakin

Trilha Sonora:
Dara Taylor

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram