Trata-se do caso real do julgamento dos acusados da morte de presidente americano Abraham Lincoln em 1865. A única dúvida pairava na culpa de Mary Surratt (aqui na pele de Robin Wright de “Millenium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres”), dona da pousada que reunira os conspiradores. Numa jogada política, um jovem advogado, Frederick (James McAvoy, o Professor Xavier de “X-Men: Primeira Classe“) é colocado para defendê-la, certo de uma fácil derrota. Inicialmente sem acreditar na inocência de Mary, aos poucos Fred vai se questionando e defendendo-a com cada vez mais fervor no que poderia ser uma reviravolta histórica.
O elenco todo está correto – principalmente Robin Wright – e há uma cuidadosa e convincente reconstituição de época. Além disso, a trilha sonora de Mark Isham (“Assassino a Preço Fixo”) se enquadra organicamente no tom dramático da produção.
Contudo, o roteiro não empolga. Mesmo com todos os obstáculos e as traquinagens políticas armadas pra cima da dupla de protagonistas (partindo do princípio que Mary pode ser inocente), a história parece carecer de um motor de arranque ou de algo que desperte mais o espectador. É como se tudo estivesse nos seus devidos lugares, mas faltasse um certo tempero. Infelizmente essa falta de sabor já parece uma marca registrada do diretor Robert Redford, responsável pelo mico “Leões e Cordeiros”.
Como obra cinematográfica, o público deve sair do filme mais ou menos da mesma forma que entrou. Como história real, “Conspiração Americana” – diga-se de passagem, um fracasso de bilheteria, faturando menos da metade do que custou – vale o registro por ter sido o fechamento da Guerra da Secessão, além de ter aspectos técnicos bastante apurados.
Ficha Técnica
Elenco:
James McAvoy
Robin Wright
Kevin Kline
Evan Rachel Wood
Tom Wilkinson
Justin Long
Danny Huston
James Badge Dale
Colm Meaney
Alexis Bledel
Johnny Simmons
Toby Kebbell
Jonathan Groff
Stephen Root
John Cullum
Norman Reedus
John Michael Weatherly
Marcus Hester
Chris Bauer
Shea Whigham
David Andrews
Direção:
Robert Redford
Produção:
Brian Falk
Bill Holderman
Robert Redford
Greg Shapiro
Robert Stone
Fotografia:
Newton Thomas Sigel
Trilha Sonora:
Mark Isham