http://www.youtube.com/watch?v=uO8dMrhLBTg
Apesar de um tanto apagado, o ator Shia LaBeouf, alçado ao estrelato pela questionável super franquia “Transformers”, até que anda escolhendo bem os filmes que faz, a julgar pelos recentes “Os Infratores” e “Ninfomaníaca” e agora por “Conquistas Perigosas”.
Esse exemplar que mistura romance, ação e suspense como se estivesse dentro de um vídeo clip do Moby, foi dirigido por, aliás, por Fredrik Bond, a mente por trás dos clipes do Moby e o resultado é bem acima da média.
LaBeouf é Charlie, um jovem deprimido que é afetado pela morte da mãe. Só que ele tem o dom (ou a loucura) de ver e falar com pessoas que já morreram (certa hora até fazem uma brincadeira envolvendo o filme “Sexto Sentido”). E sua mãe, já morta, diz que ele deve ir para Bucareste encontrar a si mesmo. Nessa sua jornada pseudo espiritual, ele encontra a bela Gabi (Evan Rachel Wood de “Tudo Pelo Poder”), uma jovem que é atormentada pelo ex-marido (Mads Mikkelsen de “A Porta”). Charlie se apaixona a primeira vista sem saber que o cara é um criminoso e que sua vida corre perigo.
Concentrando-se na trama central e no próprio desenvolvimento e amadurecimento do protagonista (e Shia LaBeouf não faz feio), o filme não para, sendo levado por uma dinâmica entre a movimentada e urbana fotografia de Roman Vasyanov e a trilha sonora incansável de Christophe Beck (“Aposta Máxima”). Sem ser pretensioso, a produção aos poucos vai conquistando o espectador, seja pela estética, pela química entre o elenco e pelas camadas de complexidade que cada personagem mostra, com no desfecho do personagem de Mikkelsen ao entender o amor do casal principal, ao mesmo tempo em que expõe uma faceta ainda desconhecida de sua personalidade.
“Conquistas Perigosas” lembra um pouco o estilo de Danny Boyle (“Em Transe”) e tem todos os predicados pra ser uma ótima diversão e bem além do esquecível.
Ficha Técnica
Elenco:
Shia LaBeouf
Evan Rachel Wood
Mads Mikkelsen
Til Schweiger
Rupert Grint
James Buckley
Ion Caramitru
Vincent D’Onofrio
Melissa Leo
John Hurt
Andrei Finti
Vanessa Kirby
Direção:
Fredrik Bond
Produção:
Albert Berger
Craig J. Flores
William Horberg
Ron Yerxa
Fotografia:
Roman Vasyanov
Trilha Sonora:
Christophe Beck