Clube dos Vândalos (“Bikeriders”)

Se este filme tivesse sido feito nos anos 80, seria possível vislumbrar uma direção de Scorcese com Robert de Niro fazendo o papel de Johnny, o chefe do clube, aqui vivido por Tom Hardy de “Venom”. Porque todo filme onde há uma organização que quebra regras na sociedade, uma irmandade geralmente masculina onde há a tensão de traição pairando, principalmente quando há disputa por poder, pode-se dizer que em algum aspecto, este é um filme de máfia, e disso Scorcese entende.

Mas quem comanda aqui é o diretor Jeff Nichols de “Destino Especial” e que também fez um ótimo trabalho, baseando-se num livro documentário fotográfico de Danny Lyon sobre o clube de motociclistas chamados Vândalos, que existe até hoje e inclusive é rival do famoso grupo Hell’s Angels.

Sua primeira inteligente decisão foi fazer com que a narrativa fosse centralizada em entrevistas que o próprio autor do livro, aqui interpretado por Mike Faist de “Rivais”, faz com os personagens.

A segunda ótima sacada foi que a entrevista que permeia praticamente toda a narrativa é justamente feito com um personagem feminino, o qual fornece um excelente contraponto de como a gangue é vista pelas lentes da narradora.

E não é qualquer atriz: Jodie Comer de “O Último Duelo” está irreconhecível com o sotaque idêntico à sua contraparte real, Kathy, esposa de Benny (Austin Butler de “Duna: Parte 2”), o galã rebelde do grupo.

O filme então transcorre na transição da década de 60 para 70, desde a formação do grupo até as grandes mudanças que mudaram o perfil desse tipo de clube até hoje.

O elenco está irretocável e o diretor consegue dar um aspecto que mistura o documental com um design de produção de primeira e uma narrativa que consegue propor boas reviravoltas dramáticas sem ser manipuladora – já que a cronologia é geralmente contada por Kathy em entrevista.

Drama, violência e romance estão dosados corretamente e o desfecho coroa a conexão que o espectador tem com o trio de personagens, sem deixa de citar os ótimos coadjuvantes.

Clube dos Vândalos” é arte com veia comercial onde o diretor mostra que tem total domínio do contexto e conta com um elenco que mergulhou muito bem na história.

Curiosidades:

  • Há anos que Jeff Nicholls pensava em fazer um filme sobre clube de motociclistas. O ator Michael Shannon (“Amsterdã”) que é amigo do diretor apostou que ele nunca ai fazer. O diretor ganhou a aposta e chamou Shannon para ser coadjuvante, sendo está a quinta colaboração entre os dois.
  • Aliás Michael Shannon e Austin Butler ambos já foram Elvis em filmes diferentes: Shannon em “Elvis e Nixon” e Butler no premiado “Elvis”.

Ficha Técnica:

Elenco:
Jodie Comer
Austin Butler
Tom Hardy
Michael Shannon
Mike Faist
Boyd Holbrook
Norman Reedus
Damon Herriman
Beau Knapp
Emory Cohen
Karl Glusman
Toby Wallace
Happy Anderson
Paul Sparks
Will Oldham

Direção:
Jeff Nichols

História e Roteiro:
Jeff Nichols

Produção:
Sarah Green
Brian Kavanaugh-Jones
Arnon Milchan

Fotografia:
Adam Stone

Trilha Sonora:
David Wingo

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram