Chefes de Estado (“Heads of State”)

Chefes de Estado” é o que outra comédia com John Cena, “Herói Por Encomenda”, gostaria de ser, se o roteiro não fosse tão imbecil, já que ambas as produções envolvem conspirações contra os tais chefes de Estado.

Cena aqui interpreta – pasme – um ex-ator de filmes de ação que virou presidente dos EUA (provavelmente uma analogia a Arnold Schwarzenegger quando virou governador da Califórnia – e fez um péssimo trabalho, diga-se de passagem), enquanto Idris Elba (“Vingança e Castigo“) faz o Primeiro Ministro do Reino Unido. Eles têm uma rixa e sempre que se juntam para saná-la, tudo vai por água abaixo. Até que ambos são sequestrados e precisam juntar as forças para sair dessa com vida e ainda pegar o mercenário (Paddy Considine de “A Morte de Stalin” pós transplante capilar) que planejou a ação.

Sim é aquele famoso subgênero da comédia de ação em que duas pessoas que se odeiam chegam no final como amigos, o que nos EUA se dá o nome de “Buddy Comedy”.

Não há nada que já não vimos antes, mas a química da dupla de protagonistas é excelente, o diretor Ilya Naishuller de “Anônimo” imprime ação eletrizante e uma interessante dose de violência mais gráfica com algumas mudanças de abordagem visual (vide como é mostrado os flashbacks), a comédia tem lá sua graça, e ainda há um terceiro elemento, a atriz indiana Priyanka Chopra de “O Amor Mandou Mensagem” como uma agente da CIA que está super em forma e com um carisma altíssimo.

É um lugar comum atrás do outro e com um desfecho tão absurdo quanto uma comédia dos anos 80 poderia pedir.

Chefes de Estado” tem produção de primeira, história de segunda e pretensão de terceira e talvez por isso dê certo como uma boa aventura bem humorada e esquecível.

Curiosidades:

  • Na cena em que o Primeiro Ministro (Elba) está fazendo cooper, ele usa um boné do time Arsenal que é o time pelo qual o ator Idris Elba torce.
  • Ao saltar de um trem o Presidente (Cena) ensina o Primeiro Ministro (Elba) a melhor forma de cair no chão. Isso é ensinado na luta livre, de onde vem John Cena e ele acabou incluindo isso no roteiro.
  • Há uma cena em que se vê uma campainha com o nome P. Pogorzelski. É uma homenagem que o diretor fez ao cinematógrafo Pawel Pogorzelski que nesse filme não conseguiu trabalhar com ele por conflitos de agenda.
  • O Primeiro Ministro (Elba) fala ao Presidente (Cena) que a função dele não é ser DJ. Idris Elba também é DJ profissional.
  • Apesar do título “Chefes de Estado”, o Primeiro Ministro não é um Chefe de Estado. O Rei que é. Inclusive, isso é algo apontado no filme.
  • O diretor Ilya Naishuller faz uma participação como um policial polonês que é algemado.

Ficha Técnica:

Elenco:
Idris Elba
John Cena
Priyanka Chopra Jonas
Paddy Considine
Carla Gugino
Stephen Root
Jack Quaid
Sarah Niles
Richard Coyle
Alexander Kuznetsov
Katrina Durden
Wade Briggs
Clare Foster
Adrian Lukis
Ingeborga Dapkunaite
Sharlto Copley

Direção:
Ilya Naishuller

História e Roteiro:
Josh Appelbaum
André Nemec
Harrison Query

Produção:
John Rickard
Peter Safran

Fotografia:
Ben Davis

Trilha Sonora:
Steven Price

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 12 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.