Chamas da Vingança (“Firestarter”)

Foi um best seller do mestre do terror Stephen King que primeiramente foi adaptado em 1984 e agora mais uma vez numa pegada meio que adaptação do livro, meio que remake do filme. Tanto que os cartazes são praticamente iguais, só mudando a protagonista mirim que na época era a recém-saída de “E.T. – O Extraterrestre” Drew Barrymore.

O problema é que o filme começa datado. Era de uma época pré “X-Men”, quando o termo mutante nem tinha se difundido. Só que agora a sinopse poderia ser de qualquer spin-off da franquia com o ponto negativo de que o roteiro entendeu que seria preciso um arco dramático só para explicar os tais poderes dos personagens.

Entenda: a menininha Ryan Kiera Armstrong que já apareceu em “Viúva Negra” é Charlie e já nasceu com um poder de lançar fogo que ela ainda não consegue controlar. Os pais dela fazem de tudo para ela esconder o seu poder porque eles são constantemente perseguidos por um misterioso órgão do governo americano que querem prendê-los para estuda-los. Logicamente com Charlie virando mocinha, seu corpo vai mudando e seus poderes começam a sair do controle.

Como podem ver, a história parece ter sido tirada de um quadrinho de segunda do “X-Men”. Muito recheio desnecessário para contar algo que parece ser óbvio para todo mundo.

Enquanto a produção traz um ótimo nome como Zac Efron (“Levando a Vida Numa Boa”) como pai de Charlie para dar qualidade ao arco dramático, por outro lado trás Gloria Reuben (“Um Álibi Perfeito”) muito canastrona e como uma vilã caricata que não mete medo em ninguém.

Tem bons efeitos especiais e algumas cenas de violência mais gráfica que são muito bem vindas. Pena que no desenvolvimento, o roteiro peca bastante por forçar a barra dramática principalmente no último ato onde Charlie toma algumas decisões meio que inconcebíveis para um desfecho abrupto e com pouquíssimo apelo narrativo.

Dificilmente as adaptações de livros de Stephen King são bem sucedidas (exemplo de exceção: “It – A Coisa”) e “Chamas da Vingança” de 1984 já não era uma boa pedida, sendo este novo remake / adaptação apenas uma cópia sem a devida adequação para os novos tempos, inclusive os novos tempos de Hollywood.

Ficha Técnica

Elenco:
Zac Efron
Ryan Kiera Armstrong
Sydney Lemmon
Michael Greyeyes
Gloria Reuben
Kurtwood Smith
John Beasley
Tina Jung
Hannan Younis

Direção:
Keith Thomas

Produção:
Jason Blum
Akiva Goldsman

Fotografia:
Karim Hussain

Trilha Sonora:
Cody Carpenter
John Carpenter
Daniel A. Davies

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram