Caminhos do Crime (“Crime 101”)

É um excelente filme de ação policial para quem vê “de longe”. Mas ao se aproximar dos detalhes do roteiro, percebe-se algumas aberrações narrativas que não acabam com a diversão, mas também não vão deixar satisfeitos os mais analíticos.

Chris Hemsworth de “Furiosa” é Davis, um ousado assaltante que realiza roubos milionários, mas que seguem um padrão que começa a ser detectado pelo agente da polícia Lou (Mark Ruffalo de “Mickey 17”).

O melhor da produção dirigida por Bart Layton (“Uma Aventura Perigosa”) é o desenho dos personagens: todos os principais, incluindo gerente da seguradora alvo do roubo Sharon (Halle Berry de “Não Solte”) e o bandidinho Ormon (Barry Keoghan de “Bird”) têm todo um background que é revelado de naturalmente e em doses homeopáticas que justificam seus propósito e suas ações, fazendo com que o teor dramático entre com fluidez dentro da ação e da tensão a cada vez que o protagonista está para ser pego. Assim o espectador cria empatia pelos personagens e o ajuda a ser abraçado pela história.

A ação também tem um papel importantíssimo e, apesar de ser muito bem coreografada (a cena em que Ormon assalta uma joalheria consegue ser a mais simples e a melhor), é mal planejada no sentido em que o que ocorre – principalmente no clímax – é impossível do ponto de vista técnico e do bom senso de qualquer cérebro com mais de 2 neurônios. Inclusive no caminho do clímax para o desfecho, há tantos erros factuais que seria impossível terminar daquela maneira.

De modo geral “Caminhos do Crime” – baseado no romance de Dow Winslow – agrada por usar a estratégia de confundir para conquistar, além da ótima dinâmica entre personagens, mas basta se aprofundar que o caldo começa a azedar.

Curiosidades:

  • O título original do filme em inglês é “Crime 101”, o que tem um duplo significado: o primeiro é que os crimes acontecem ao longo da rodovia americana 101; e o segundo é que nos EUA, 101 é a terminação de disciplinas iniciais em faculdades, então “Crime 101” funciona também como uma espécie de “Manual do Crime Para Iniciantes”.
  • Por falar no título, a uma cena crucial próxima do clímax em que um carro chega num hotel e aparece no rádio que ele está sintonizado na estação 101.1.
  • A maior parte das filmagens ocorreram nos locais de Los Angeles que mais tarde seriam atingidas pelo incêndio em janeiro de 2025.
  • A personagem de Halle Berry tem 53 anos, enquanto a atriz tinha 59 anos durante as filmagens.

Ficha Técnica:

Elenco:
Chris Hemsworth
Mark Ruffalo
Halle Berry
Barry Keoghan
Monica Barbaro
Nick Nolte
Jennifer Jason Leigh
Tate Donovan
Peter Banifaz
Hossein Mardani
Andra Nechita
Corey Hawkins
Crosby Fitzgerald
Patrick Mulvey
Paul Adelstein
Devon Bostick
John Douglas
Dan Perrault
Sean O’Bryan
Drew Powell
Tory Freeth

Direção:
Bart Layton

História e Roteiro:
Bart Layton

Produção:
Tim Bevan
Dimitri Doganis
Eric Fellnerer
Benjamin Grayson
Chris Hemsworth
Bart Layton
Shane Salerno
Derrin Schlesinger

Fotografia:
Erik Wilson

Trilha Sonora:
Blanck Mass

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.