Excelente suspense policial que começa com um caso simples: uma corretora de imóveis é encontrada morta numa das casas de seu portfólio e o principal suspeito é o marido Will (Justin Timberlake de “Palmer”).
O agente Tom (Benicio Del Toro de “A Crônica Francesa”) é chamado para investigar o caso. Tom tem um passado misterioso que vai colidir com o seu presente, ao tentar desvendar este crime que pode culminar numa conspiração.
Um dos aspectos mais fascinantes do roteiro e direção é que ninguém tem pressa para desenvolver a história, mas cada detalhe conta. Há todo um contexto que se forma, tanto em torno de Will, junto com sua mãe, quanto em torno de Tom, junto com sua esposa Judy (Alicia Silverstone de “Perpertrador”, ótima no papel) e de seus amigos do time policial.
O diretor Grant Singer estréia na tela grande, após seu sucesso como diretor de clipes musicais para os mais variados artistas como Lorde, Camilla Cabelo, Sam Smith, The Weeknd, entre outros, e imprime uma linearidade nada óbvia que didaticamente vai conectando os pontos do mistério, chegando num equilíbrio que não seja previsível, mas ao mesmo tempo que não deixe o espectador perdido.
Outro ponto alto é o elenco: sem histrionismo, todos estão comprometidos com a trama e sempre dão espaço para os coadjuvantes também brilharem. Isso faz com que as tramas paralelas ganhem ainda mais aderência à linha narrativa principal. Timberlake está honesto, Del Toro dá um show e Silverston é a conexão perfeita do protagonista com seu emocional.
A ótima trilha sonora de Yair Elazar Glotman vai pautando o ritmo e o suspense e, só lá pelo desfecho, que as coisa andam um pouco rápido demais e poderiam ser um pouquinho mais trabalhadas para deixar o público absorver melhor as consequências finais.
“Camaleões” é produção séria e de gente grande que vai aumentando de proporção naturalmente sem forçar a barra do roteiro e com ótimas atuações. Recomendadíssimo.
Curiosidades:
- Benício Del Toro e Alicia Silverstone, que no filme são um casal, já contracenarem juntos como namorados em “Excesso de Bagagem” em 1997 e daí ainda rolou um namoro que durou cerca de 1 ano.
- A foto do carro que eles identificam foi tirada da internet. Se você pesquisar no Google por 1990 Red Buick LeSabre, essa foto vai ser uma das que vão aparecer.
- A casa com a porta vermelha é a mesma do filme “Beleza Americana”.
- Há uma cena em que um personagem é baleado e diz “Não consigo sentir minhas pernas”. Essa frase é uma homenagem a Benicio Del Toro quando seu personagem no clássico “Os Suspeitos” diz a mesma frase antes de morrer.
Ficha Técnica:
Elenco:
Benicio Del Toro
Justin Timberlake
Eric Bogosian
Alicia Silverstone
Domenick Lombardozzi
Frances Fisher
Ato Essandoh
Michael Pitt
Karl Glusman
Mike Pniewski
Matilda Lutz
Catherine Dyer
Thad Luckinbill
Michael Beasley
JC Capone
Sky Ferreira
James Devoti
Amy Parrish
Elizabeth Houston
Jesse C. Boyd
Owen Teague
Matt Medrano
Michael Rene Walton
Direção:
Grant Singer
Hostória e Roteiro:
Grant Singer
Benjamin Brewer
Benicio Del Toro
Produção:
Thad Luckinbill
Trent Luckinbill
Molly Smith
Fotografia:
Mike Gioulakis
Trilha Sonora:
Yair Elazar Glotman