Calor Mortífero (“Killer Heat”)

Calor Mortífero” é uma mistura de suspense noir com Sessão da Tarde que de alguma forma conseguiu funcionar. Começa que ao contrário da abordagem visual do subgênero noir, a trama se passa na ensolarada Ilha de Creta na Grécia.

O simpaticíssimo Joseph Gordon-Levitt (“Um Tira da Pesada 4”) é Nick, um detetive particular que fugiu do seu passado nos EUA e é contratado para investigar um caso que foi dado aparentemente como suicídio: a cunhada do falecido, Penelope (Shailene Woodley de “Sede Assassina”) contrata Nick suspeitando que o irmão de seu marido Elias (Richard Madden de “Eternos”) foi assassinado. Detalhe: Elias e seu irmão, Leo, era gêmeos.

Quase todas as cenas com exceção de duas ou três (duas delas cruciais) se passam no sol escaldante da Grécia e com uma narrativa que dá certa tranquilidade à trama, regada a flashbacks tanto das narrativas do crime quanto do passado do protagonista, desenhando assim uma relação de analogia, que pode levar Nick a entender o mindset dos possíveis culpados e descobrir quem foi, como um “whodunnit” bronzeado.

O que chama atenção é o quão relevante é o passado de Nick para a mensagem do filme e o diretor Philippe Lacôte soube muito bem trabalhar essa subtrama, criando uma conexão importante com o espectador. Para se ter uma idéia do motivo de tamanha importância, o título do livro de Jo Nesbø no qual o filme foi baseado é “Um Homem Ciumento” que é a parte da história que fala do passado de Nick.

Quem matou tem seu valor, apesar de não ser um mistério complexo, se bem que criativo. Mas tudo se resolve numa boa talvez tornando a produção menos marcante do que deveria e mais burocrática do que poderia.

Justamente por deixar poucas marcas e transmitir positividade e leveza, “Calor Mortífero” seja uma boa pedida para ver, esquecer, mas se sentir bem. De repente é efeito do sol.

Ficha Técnica:

Elenco:
Joseph Gordon-Levitt
Shailene Woodley
Richard Madden
Clare Holman
Babou Ceesay
Abbey Lee
Eleni Vergeti
Emmanouil Gavridakis
Dimitris Topalidis
Christos Efthimiou

Direção:
Philippe Lacôte

História e Roteiro:
Matt Charman
Roberto Bentivegna

Produção:
Brad Weston

Fotografia:
Andrew Dunn

Trilha Sonora:
Joseph Shirley

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram