https://www.youtube.com/watch?v=orPbbokXRVo
O diretor Richard Linklater é um dos cineastas de trabalhos mais diversos entre si de sua geração. Este filme foi feito antes do ótimo “Antes da Meia Noite”. Retomando a parceria com Jack Black feita em “A Escola do Rock”, ele mostra a história real de Bernie Tiede (Black), um adorável agente funerário multi talentoso que conquista a todos na cidadezinha onde vive, tendo até proximidade com as senhorinhas locais, consolando-as após a morte de seus maridos.
Uma delas é a odiosa Marjorie (a decana Shirley MacLaine de “A Vida Secreta de Walter Mitty”), milionária, mas persona non grata da cidade. A aproximação faz com que o bondoso Bernie usufrua das benesses da viúva, mas é convencido a trabalhar pra ela quase como um serviçal o que passa a sufocá-lo. Até que o impensável acontece ele mata a velha. Então tenta esconder o corpo, enquanto é investigado pelo maquiavélico promotor de justiça Danny Buck (o oscarizado Matthew McConaughey de “O Clube de Compras Dallas”).
O mais interessante é que, ao invés de fazer um filme comum, Linklater fez um pseudodocumentário onde as cenas da narrativa se revezam com entrevistas fictícias com os cidadãos da cidade que tinham alguma relação com o protagonista. Não que isso seja necessariamente positivo para a história, mas sem dúvida é diferente. Aliás, apesar do roteiro ser pouco apelativo no sentido de atratividade, não deixa de ser original e, pensando que se trata de uma história real, alguns elementos soam surpreendentes, principalmente no último ato.
O elenco todo está correto, mas Jack Black rouba todas as cenas numa atuação bem diferente e menos espalhafatosa do que costuma fazer, calibrando corretamente o tom de voz e os trejeitos levemente afeminados como o tal personagem é descrito.
“Bernie – Quase um Santo” é uma boa obra cinematográfica, com uma estética e roteiros originais, mas por causa do ritmo tem grandes chances de ser esquecido em menos de um dia.
Ficha Técnica
Elenco:
Jack Black
Shirley MacLaine
Matthew McConaughey
Brady Coleman
Richard Robichaux
Rick Dial
Brandon Smith
Larry Jack Dotson
Direção:
Richard Linklater
Produção:
Liz Glotzer
Richard Linklater
David McFadzean
Dete Meserve
Judd Payne
Celine Rattray
Martin Shafer
Ginger Sledge
Matt Williams
Fotografia:
Dick Pope
Trilha Sonora:
Graham Reynolds